RESENHA: Ariel e a Pérola da Sabedoria
02 ago

RESENHA: Ariel e a Pérola da Sabedoria

Resenhas

Victor Tadeu

Título: Ariel e a Pérola da Sabedoria
Autor: Paul Ruditis
Editora: Universo dos Livros
Gênero: Infantojuvenil
Número de página: 256
SKOOB

Adquira aqui: Amazon

Sinopse: Ariel é a princesa-sereia caçula do reino submarino governado pelo Rei Tritão, seu pai. A vida da Pequena Sereia é repleta de compromissos reais entediantes e aulas cansativas, sendo sempre supervisionada pelo conselheiro real, o siri Sebastião. A maior diversão de Ariel nas horas vagas é explorar o mar com seu inseparável amigo, Linguado, à procura de tesouros provenientes do mundo humano, que tanto sonha em conhecer.
Porém, tudo muda quando, em um passeio, conhece Nyssa, uma jovem sereia rebelde que a envolve em uma incrível e perigosa aventura em busca de um dos maiores mistérios dos sete mares: a Pérola da Sabedoria. Será que nossa Pequena Sereia vai dar conta desse mistério sem se meter em confusão?

Nas profundezas do oceano há um reino governado pelo Rei Tritão, pai de Ariel e várias outras sereias. Ali tudo é movido em perfeitas condições, a cidade submarina tem uma grande quantidade de guardas com a capacidade de manter tudo sob controle, mas algumas coisas saem dos trilhos quando Ariel decide ser um pouco radical.

Ariel é a princesa casula do reino e sempre foi a mais curiosa do que todas as outras suas irmãs. Ela e seu amigo Linguado costumam nadar em áreas proibidas para encontrar objetos utilizados por humanos, só que esse hobby sempre lhe custava um castigo muito severo da parte do seu pai.

A princesa tinha acabado de sair de mais um dos seus castigos e o reino estava se preparando para uma festividade real, todos ficavam horas dando o melhor de si para tudo ocorrer em perfeitas condições durante toda a festividade, menos Ariel. A tão curiosa sereia que acabara de sair do castigo não via a hora de voltar para suas aventuras com seu amigo e aumentar a sua coleção de tralhas humanas, assim dando a menor importância para a sua função tão especial para a festa.

Correndo contra o tempo junto com seu amigo Linguado, Ariel vai para mais uma aventura, só que um imprevisto é ocorrido. O baú que ela acabara de encontrar havia sido roubado por outra sereia que ela nunca tinha visto, Nyssa era o nome dela. Tentando pegar a sua tralha de volta ela acaba fazendo amizade com  a desconhecida e acabam indo desvendar o mistério de um dos enigmas mais difícil e desejado de todos os tempos: a Pérola da Sabedoria.

Ariel e a Pérola da Sabedoria, de Paul Ruditis é uma mais um lançamento da Universo dos Livros em parceria com a Disney. O livro está na coleção de livros que abordam assuntos relevantes e histórias não contadas sobre princesas e vilãs do universo da Disney.

Ariel é uma princesa que teve a sua primeira exibição em 1989 na Disney com o conto “A Pequena Sereia”, e apesar de a história ser tão conhecida e aclamada por um grande público não é sobre o conto que esse livro se trata. A princesa teve uma série de televisão alguns anos atrás na qual expandia mais o nosso conhecimento da sua personalidade e de todos os outros seus amigos. E em Ariel e a Pérola da Sabedoria temos uma história que provavelmente vai recordar alguns leitores mais jovens dessa série.

“O sol já estava quase tocando a água a longe. Quando mergulhasse no horizonte, ela sabia que estaria em apuros. Ela pegou o batedor e colocou de volta em sua bolsa. (página 41)”

A princesa como sempre nunca deixou de ser aventureira e teimosa, e no meio de mais uma aventura a sua desobediência a une com Nyssa, uma sereia misteriosa que ela jamais tinha visto no reino e é a partir dessa amizade que o trio — Ariel, Nyssa e Linguado — juntam para encontrar a pérola da sabedoria. Só por essa apresentação já temos em mente que a história é um infantojuvenil para apresentar aos pequenos leitores um pouco mais do mundo oceânico, e sinceramente, achei a proposta desse livro maravilhosa.

Como dito a trama lembra bastante desenhos infantis que geralmente passavam na TV Globinho — fora do Brasil em outros canais —, e apesar de lembrar não é uma história que foi televisionada, até porque foi escrita recentemente pelo Paul Ruditis. Ou seja, o autor adotou uma ideia cinematográfica e passou para a literatura com o intuito de incentivar crianças e adultos a fazerem a leitura de livros, demonstrando que em livros também é encontrado entretenimento de qualidade da mesma forma que a televisão nos proporciona.

Teve passagens da obra que fiquei muito feliz enquanto fazia a leitura, principalmente quando o autor se preocupou em tomar cuidado com os diálogos e a cultura das sereias. É muito comum nós encontramos histórias com seres não-humanos e que conhecem a cultura humana, sendo que o mesmo nunca teve estudo ou contato com os humanos, só que em Ariel e a Pérola da Sabedoria a maioria daqueles que vivem no oceano utilizam substantivos e adjetivos bem diferentes dos nossos para identificar algum objeto utilizado pelos humanos.

Paul Ruditis conseguiu agregar a ignorância das sereias e todos seres aquáticos em relação aos humanos. Além desse detalhe maravilhoso, ele teve muito cuidado ao escrever a história representando o cenário submarino. A forma que o autor escreveu não são utilizadas palavras desconhecidas por crianças, assim proporcionando uma leitura totalmente tranquila e agradável para todos os pequenos.

“Nyssa ficou em silêncio de novo, observando o movimento das barbatanas de seu rabo. Ela parecia estar sinceramente dividida entre contar ou não alguma coisa. (página 104)”

Os personagens aderidos pelo autor também tiveram todo o cuidado necessário, como são personagens que já conhecemos e temos em mente a personalidade fica muito evidente quando Paul os descreve, ele demonstra que realmente estudou o assunto para transmitir uma história que não saísse das “correntezas marinhas”.

Apesar de todo esse cuidado adotado por ele, eu tive uma engrenagem meio que lenta com a leitura, mas isso não significa que a escrita dele é ruim, muito pelo contrário, é ótima, o fato do meu ritmo da leitura foi em relação ao gênero. Eu amo infantojuvenil e todas as vezes que faço a leitura de eu leio um pouco devagar mesmo — essa foi a minha experiência de leitura. — Por isso flopei ao ler o livro junto com a Marcela do Instagram @Ler_Sim_Ler_Sempre.

O trabalho editorial da obra está maravilhoso, a capa é simples e apesar de não ser uma releitura do conto A Pequena Sereia, a pose da princesa faz uma referência maravilhosa ao conto. A diagramação é a padrão da editora, ela é muito confortável para as vistas e colabora muito para uma leitura prazerosa, sem falar que no início dos capítulos tem uma ilustração muito fofa.

Então fiquem com mais uma indicação de um livro da Universo dos Livros para todo mundo — sem restrições de idade —, recomendo que as mães adquiram um exemplar e apresente aos seus filhos, pois creio eu que será um incentivo maravilhoso para a criança, além disso, ela conhecerá melhor um personagem que já foi lhe apresentado, o que facilita ainda mais a leitura do pequeno.

Leia Também:

Úrsula – A História da Bruxa da Pequena Sereia.
RESENHA: Dezesseis.
RESENHA: A Última Mensagem de Hiroshima.
5 Motivos para ler A Bela e a Fera.

Comentários

  • Folhetim Amor Livresco

    Ainda não li nenhum dos livros da série Disney, mas estou querendo muito. Vi essa semana sobre esse livro e decidi que tenho que ler ele e outros, amo a Ariel. Adorei saber que o autor foi corrente em sua escrita, isso salva a gente de se frustrar com o enredo. Bexitus, Tay!

    • Desencaixados

      Olá,

      A Universo dos Livros está com várias histórias oficiais da Disney e lá você pode encontrar outras sobre o universo das princesas. Como você ama a Ariel também te recomendamos Úrsula, mais um livro da editora e que também tem resenha aqui no site, caso você fizer a leitura nos conte o que achou! ♥

  • Yvens Castro

    Olá, Victor! Tudo bem?

    Eu não sabia da existência de livros sobre os desenhos da Disney. Lembro que assisti Ariel algumas poucas vezes na minha infância, esse livro é uma surpresa e achei interessante. A edição parece que está caprichada. Gostei das suas impressões. Dica anotada!
    Abraço!

    • Desencaixados

      Olá,

      Sim, a Universo dos Livros está publicando várias histórias oficiais da Disney e alguma delas já têm resenha aqui no site. Fiquei muito contente que você anotou a nossa dica e teve poucas passagens pelos desenhos da princesa em sua infância. Tomara que você faça a leitura, e se fizer, volte aqui e nos conte o que achou! ♥

  • Ola
    Gosto muito desse tipo de livro e eu adorei poder conferir as suas impressões a respeito. Acho a Ariel muito carismática, mas não tive a oportunidade de me aprofundar, a não ser nos desenhos animados mesmo. Achei muito válido que o autor conseguiu demonstrar o seu entendimento quanto aos personagens, ainda mais quando estes tendem a ser tão conhecidos né?!
    Quanto ao trabalho editorial, imagino mesmo que deve estar ótimo, a editora arrasa!
    Beijos, F

  • Ivi Campos

    Achei interessantíssima essa coisa de histórias não contadas sobre as princesas e espero poder conferir este aqui o mais rápido possível. Adorei a resenha.

  • Jennifer Silva

    Que edição lindaa! Entre as princesas da Disney, a Ariel sempre fora a minha preferida haha. Achei bem legal trazer histórias novas de personagens que marcaram a nossa infância. Sua resenha está ótima, a história parece conter um enredo muito envolvente e que eu leria com certeza. Obrigada pela dica, bjss!

  • Isabel Góes

    Olá, tudo bem?

    Não gosto da versão Disney para Ariel, tão falsa, tão sem noção. Enfim, tiraram todo o peso da personagem para fazer uma coisa fofinha que venda muitos itens.

    Literatura infanto-juvenil definitivamente nunca foi minha praia.

    bjsss

  • Paloma Machado

    Oie, tudo bem???

    Amo tanto essa capa, adoro essas histórias da Disney, e adorei a sua indicação para mães, realmente precisamos começar divulgar esses tipos de livros para “nossas” crianças, começar a criar leitores desde cedo ♥

    Beijos.

  • Luisa Aranha

    Adoro vir aqui e ver coisas diferentes… Coisa mais fofa essa resenha sobre Ariel… fiquei encantada e até eu que não curto muito histórias de princesas fiquei afim de ler!

    Bjos

  • Barbara Mazzo Cabalero

    Oi.
    Eu adoro contos de fadas e leituras voltadas ao publico infanto juvenil.
    Enquanto lia a sua resenha, eu senti nostalgia de quando eu voltava da escola e comia assistindo ao seriado. Muito gostosa essa lembrança.
    Eu também acho importante mostrarmos para as crianças que os livros são sim fonte de entretenimento. A maioria das crianças que conheço já torcem o nariz e falam “que coisa chata” quando falo em livros.
    Adorei a dica.
    Beijos.

  • Bruna Costabeber

    Olá!
    Estou louca de curiosidade para ler os livros dessa série da Universo dos livros, mas ainda não tive oportunidade de ler nenhum. A Ariel é uma das minhas princesas favoritas e acho que seria muito bacana voltar a ler sobre ela por um livro assim.
    Quero saber qual é essa aventura que essa princesa linda se mete.
    Beijos

  • Joanice Oliveira

    Olá,

    A editora tem me conquistado muito com esses lançamentos de releituras de muitos contos de fadas e já tenho uma coleção bem bacana e como gosto muito da Ariel, sem sombra de dúvidas comprarei essa edição que traz muito da série que adorei <3

    Beijos!

  • Olá.
    Ariel foi uma princesa que permeou a minha infância e fico feliz que a Universo dos Livros tenha publicado este livro, é sempre bom ter uma outra visão de algo que gostamos muito, por exemplo, o cuidado que o autor teve para falar dos humanos, considerando a realidade dos personagens.
    Abraços.

  • Naylane Sartor

    Oie tudo bem?

    Estou louca pelos livros que estão sendo lançados por essa Editora, envolvendo as princesas e vilãs da Disney, e esse da Ariel então com certeza será o meu xodó, amo demais essa Princesa e esse livro é bem a cara dessa sereia que todos amam! Fica mais que anotada!

    Bjss

  • Priscila Alexandre

    <3 A pequena sereia é muito amor, mas prefiro a Ursula, huahuah!

    Não sabia que tinha um livro assim da sereia. É realmente um atrativo para os pais que desejam que seus filhos saiam um pouco da frente da televisão e dediquem um pouco de tempo à leitura. Também amo infantojuvenil!!!

    Abraços!
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com

  • Amanda Colares Stach de Campos

    Aaah que lindoo!!
    Me bateu uma saudade do desenho da Pequena Sereia agora!! hahaha
    Acho super legal usar personagens já conhecidos para despertar o gosto pela leitura nas nossas crianças.
    A edição está maravilhosa, e dá muita vontade de comprar para se ter em casa!
    Um beijo

    http://www.asmeninasqueleemlivros.com

  • Delmara Silva

    Oi,
    ainda não li nenhuma das obras universo disney dessa editora e não é por falta de vontade viu. Ainda não sabia muito sobre essa mas fico feliz em saber que essa é uma história recém escrita, essa detalhe em especial me deixa ainda mais interessada na história. Adorei a iniciativa da editora de publicar essas histórias que nos lembram tanto a infância, quanto ao trabalho gráfico acredito que esteja magnífico até porque já dei uma olhadinha por alto stories do instagram.

    Beijos!

  • Renata

    Oi Felipe! Tudo bem?
    Achei muito interessante isso de escreverem livros em cima do universo da Disney, pois sempre acho que há coisas a explorar nele que os filmes e mídias semelhantes não mostram. Simplesmente adoro me deparar com tais novidades.
    Adorei a resenha e com certeza o livro é interessante.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky…
    http://rillismo.blogspot.com

  • Romance Erotic

    Olá!

  • Bruna Eduarda

    Olá!
    Eu sou totalmente apaixonada pelo universo da Disney, foi minha infância, adolescência e agora entrando para a minha vida adulta. Adorei o fato do autor se preocupar com a cultura das sereias! Enfim, adorei a sua resenha e definitivamente irei aderir a dica ❤️
    Um beijo

  • Kamila Villarreal

    Olá!

    Amo Disney, mas esse não é o tipo de livro que leria, mesmo curtindo Ariel, ainda assim não arriscaria a obra. Parabéns pela resenha.

  • Ana Paula Lima Miranda

    Oii!

    Eu gostei bastante de realizar essa leitura dessa obra, é um livro leve e bem envolvente e a Ariel é uma gracinha <3
    Beijinhos

  • Ana Claudia Machado

    Olá Victor,

    Ariel é a minha princesa da Disney favorita, principalmente por causa da sua irreverência e desapego a convenções sociais, amo tudo que foi criado para representar o fundo do mar, acho incrível como o autor consegue criar palavras novas para tudo o que é humano. Dica anotada, livro que vai me trazer nostalgia com certeza.

    Beijos e obrigada pela resenha
    http://floraliteraria.blogspot.com.br/

  • Olá, Victor

    Eu gosto bastante da Ariel, mas não sou do tipo que lê livros assim. Gosto do filminho e só.
    Talvez se eu fosse mais nova eu até poderia vir a fazer essa leitura, mas a essa altura da minha vida acredito que ela não agregaria em nada, então passo a dica.
    Que pena que houve esse flop por conta do gênero e tal, mas acredito que no final foi válido, né?

    Beijos

  • Olá! Nossa, não sabia que publicaram um livro da Ariel, não é uma obra que me desperta interesse, mas achei legal a premissa do livro. Sua resenha ficou sensacional.

  • saah_vga

    Oi!
    Eu gosto muito de sereias, em especial Ariel, que desde pequena é minha princesa favorita.
    Adorei sua resenha sobre esse livro, ainda mais por ser uma hist´roai inédita e diferente dos filmes, tenho certeza que vou adorar quando ler