J.K. Rowling dá conselhos para novos autores: ‘Seja um Grifinório’
11 jan

J.K. Rowling dá conselhos para novos autores: ‘Seja um Grifinório’

Notícias

Myrna Ariel

J. K. Rowling é um dos nomes com grande peso no mercado literário, a escritora é considerada uma das mais famosas no mundo, tornando-se uma inspiração para autores novatos. Responsável por criar o universo bruxo mais famoso da história, Joanne Rowling batalhou muito para conseguir publicar o seu primeiro livro, Harry Potter e a Pedra Filosofal.

Com uma história cheia de altos e baixos J. K. não desistiu, mesmo depois de ouvir um ‘não’ de 12 editoras. Ela continuou acreditando que o seu livro tinha potencial, e que as crianças iriam gostar do universo de Hogwarts. Com base na sua história, Rowling fez uma publicação em seu site onde aconselha os novos autores a serem Grifinórios.

O termo ‘Grifinório’ é uma referência a uma das casas de Hogwarts, Harry quando chega à escola de magia e bruxaria em seu primeiro ano, descobre a existência de quatro casas dentro de Hogwarts: Grifinória, Sonserina, Lufa-lufa e Corvinal. Em seu primeiro dia na escola o Chapéu-seletor distribui os alunos entre as casas, isso de acordo com a personalidade de cada um. Harry Potter é escolhido para a Grifinória, assim como Rony e Hermione. Na Grifinória as principais características são a nobreza, teimosia, humildade e a coragem.

Para J. K., todos os novos autores precisam ser da Grifinória, precisam ter a capacidade de enfrentar momentos complicados que um dia poderão encontrar. Como uma autora dos anos 90, Joanne enfrentou alguns obstáculos, ela conta que conseguiu sucesso indo por um caminho que a maioria achava que levaria a um beco sem saída, mas a escritora acabou revolucionando o mercado de livros infantis. “Nenhum livro infantil pode ter mais de 45.000 palavras” ou “Um livro infantil com mais de 100 páginas não fará sucesso” foram frases que ela escutou no processo, mas decidiu não adaptar-se ao que outros queriam.

Resiliência e humildade são características que J. K. cita em sua publicação, ela fala sobre como os próprios autores são os seus críticos mais severos. Um escritor sabe quando sua história está boa, e cobra isso de si ao máximo. É preciso ter coragem e independência, assim como os alunos da Grifinória.

Ela finaliza o sua matéria falando sobre o Writer Beware, um site que a autora diz ser fantástico, e o indica para aqueles que querem saber um pouco mais sobre o mercado literário, e decidir o que vale a pena ou não pagar. J. K. ainda diz que a história dos seus livros tornaram-se tão complexas que ela poderia passar o dia conversando com os seus leitores sobre esse universo. Joanne poderia ter parado ao receber o ‘não’ de uma das editoras, e se ela tivesse feito isso talvez não tivéssemos conhecido a fantástica história de Harry Potter.

Comentários