CRÍTICA – As Aventuras de Capitão Cueca
10 out

CRÍTICA – As Aventuras de Capitão Cueca

Filmes

Julia Giarola

Filme: As Aventuras de Capitão Cueca
Título original: Captain Underpants
Data de lançamento: 12 de outubro de 2017
Duração: 1h 24min
Direção: David Soren
Gênero: Animação, Comédia, Aventura
Nacionalidade: EUA

Sinopse: Jorge e Haroldo são amigos inseparáveis, tanto no colégio quanto na casa na árvore que mantém juntos, onde se dedicam a escrever histórias em quadrinhos do Capitão Cueca, super-herói por eles inventado. Ambos adoram se divertir na base de pegadinhas, especialmente em relação aos professores e ao rabugento diretor Krupp. Quando são ameaçados de serem separados de turma, Jorge usa um anel hipnótico contra o diretor, que faz com que ele obedeça a todas as suas ordens. É quando a dupla tem a ideia de transformá-lo no próprio Capitão Cueca

Um bom filme de animação é aquele que consegue agradar não só ao público infantil, mas também todos os adultos presentes no cinema. Essa qualidade específica foi iniciada pela PIXAR que, além de apresentar ótimas produções que divertem as crianças, acrescentam um conteúdo mais complexo para o aproveitamento de todas as outras idades. Sem necessariamente explorar assuntos inapropriados para o público infantil, estes tipos de filmes de animação são espertos o suficiente ao desenvolver uma história com um humor físico mais exagerado para as crianças, mas também a comédia afiada que agrada tanto os adultos. As Aventuras de Capitão Cueca é a mistura perfeita de inteligente e bobo, o que resultou em um filme engraçado e encantador.

Sendo adaptado da série de livros dedicado ao público infantil, este filme faz bom uso de seu material de origem para criar o humor visual o que estabelece um excelente ritmo ao longa. Juntamente à afiada edição e a extraordinária animação, a comédia é muito bem construída durante a história que além de hilária, também apresenta aspectos mais complexos e significativos para o público infantil. A trama tem sim uma ótima mensagem a ser passada.

Acompanhando os maravilhosos (e engraçados) protagonistas, assim como os personagens coadjuvantes, os diálogos espertos do roteiro transcendem o filme, fazendo que este seja uma comédia divertida e contagiante. O carisma de Jorge e Haroldo impede que a história seja patife ou de má índole, em vez disso trazendo uma ótima e positiva mensagem sobre alegria e amizade. Há algumas piadas mais sagazes que apenas os adultos irão entender, o que faz As Aventuras de Capitão Cueca um filme para todas as idades

Além da comédia, a história em si é muito divertida, apresentando uma mensagem sobre a pura alegria e como essa consegue salvar as pessoas da tirania. Este é um tema importante no filme que celebra a risada mais do que tudo, celebrando também o estúpido. A trama desenvolve bem essa noção de ter a capacidade de rir de si mesmo e não levar as coisas tão a sério, já que o poder da risada é mais poderoso que a falta de originalidade. Assim, esta animação te convida a rir com ela, em vez de exercer apenas sua função de telespectador.

Os aspectos técnico do filme também são destaques, já que a impecável animação faz um ótimo trabalho na boa caracterização dos personagens e sua expressões faciais, acrescentando um pouco de caricatura ao filme. A dublagem feita pela elenco (lembrando que assisti o filme no áudio original) também é um ponto alto neste filme, dando um novo ar aos divertidos e engraçados diálogos.

Comemore, então, esta Semana das Crianças conferindo esta incrível animação que será perfeita para relaxar e dar algumas boas risadas. Afinal, quem vai recusar isso?!

Nossa nota é:

Assista ao trailer:

Leia também

Comentários