A Bela e a Fera
18 abr

A Bela e a Fera

Filmes

Julia Giarola

Filme: A Bela e a Fera
Título original: Beauty and the Beast
Data de lançamento: 16 de março de 2017
Duração: 2h 09min
Direção: Bill Condon
Gênero: Fantasia, Musical, Romance
Nacionalidade: EUA

Sinopse: Bela é uma jovem que se torna prisioneira da Fera no seu castelo em troca da liberdade do seu pai Maurice. Apesar dos seus medos, ela faz amizade com o grupo encantado do castelo e aprende a olhar além do exterior do príncipe Adam para reconhecer o verdadeiro coração e a alma humana dele. Também há um caçador chamado Gaston que quer levar Bela para si mesmo e caçar o príncipe Adam a qualquer custo.

Nessa altura do campeonato é praticamente impossível que alguém não tenha ao menos ouvido falar do “conto antigo como o tempo” (“tale as old as time”), a versão clássica de A Bela e a Fera, mas por via das dúvidas…. Uma moradora de uma pequena aldeia francesa, Bela (Emma Watson), tem o pai (Kevin Kline) capturado pela Fera (Dan Stevens) e decide entregar sua vida ao estranho em troca da liberdade dele. No castelo, ela conhece objetos mágicos e descobre que a Fera é, na verdade, um príncipe que precisa de amor para voltar à forma humana.

A nova versão da Disney não poderia ter escolhido uma época melhor para lançar. Nesta era de nostalgia, a adaptação live action consegue trazer a magia dos contos de fada para nossa realidade mais próxima mantendo o que tanto amamos no original. A história em si continua a mesma, mas pequenas mudanças ajudam o longa a adquirir um tom mais maduro.

A grande diferença, porém, é a personagem de Bela. O filme de 1991 foi inovador por apresentar o que pode ser considerada a primeira princesa feminista da Disney sendo, talvez, uma resposta direta a infantil Ariel de A Pequena Sereia.  Emma Watson aproveita este fato, assim como as mudanças sociais e eleva a personagem. Com sua atuação ela realmente mostra o porquê a princesa era tão além do seu tempo. Detalhes sutis como a fisicalidade fazem toda a diferença.

Dan Stevens também está ótimo como a Fera, conseguindo uma atuação expressiva o suficiente para destacar as feições da criatura computadorizada. O CGI, porém, é um problema, parecendo artificial muitas vezes durante o filme, o que nos retira um pouco da experiência. Mas graças à atuação do ator esse fato não é tão desconcertante como poderia ser.

Luke Evans, que interpreta o vilão Gaston, optou por um tom mais sombrio para o personagem, mantendo alguns momentos cômicos do clássico. O ator tem uma voz poderosa que funciona muito bem com as músicas, deixando suas cenas ainda melhores. Já Josh Gad, que atua como Lefou, o fiel companheiro de Gaston, tem seus momentos, mas não consegue aproveitar ao máximo o personagem.

Os detalhes técnicos ajudam o filme a se localizar, enquanto a música continua charmosa e convidativa como sempre. A direção é boa, apesar de apresentar alguns poucos problemas, assim como certos diálogos novos do roteiro. Os outros personagens que tanto conhecemos do filme original continuam encantadores e, graças ao ótimo trabalho com os efeitos especiais, estes parecem tão reais quanto os atores de carne e osso.

O filme é uma experiência incrível, principalmente quando presenciada no cinema. O efeito nostalgia é alto, mas não ofusca a capacidade do longa de ser algo novo, pois este conseguiu não penas criar um conto de fadas, mas também ser um filme sofisticado.

Nossa nota é:

Assista ao trailer:

Comentários

  • Olá
    Eu fui assistir no cinema e sem dúvida é uma bela produção. Infelizmente, para mim não foi tão empolgante porque não curto musicais, e eu já sabia que seria assim, mas a curiosidade falou mais alto. De qualquer maneira, todos os detalhes, atuações e afins estão perfeitos na minha opinião.
    Beijos, F

  • Silvana Sartori

    Olha eu estou doida para ver esse filme, porém eu ainda não vi, pois trabalhando em uma livraria no shopping é meio impossivel, porque eu fico direto (risos)
    Porém minha mãe assistiu com as amigas dela e adorou tudo no filme. Desde as partes musicais como a adaptação em si. A Emma Watson também não sei por menos na atuação, porque fecha sua carreira com chave de ouro, embora ela ainda tem muito para mostrar para os seus fans. Sem contar que me surpreendeu com as músicas. Ouvi algumas e achei sua voz linda. O filme pelo jeito deve ser espetacular!

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2017/04/novidades-literarias-10.html

  • Kamilla Evely

    Olá!
    Acho que todo mundo, de fato, já ouviu e assistiu sobre o filme na sua primeira versão. Particularmente tenho super vontade de assistir, porque adoro o trabalho da Emma Watson, agora ainda mais pelo que você falou… Já que ela conseguiu empoderar ainda mais a personagem. Parece que o Luke fez jus ao personagem, pena que o Josh nem tanto.
    Espero ter oportunidade de assistir, queria vê-lo no cinema, deve ser incrível mesmo ter essa experiência, mas acho que não vai dá :/
    Beijos

  • Paula Sesterheim

    Oii, tudo bem?
    Estou animada em ver o filme, apesar de não curtir musicais. Também não sei se curtiria a produção, dizem que ficou bem pobre kkk
    Espero assistir em breve <3

  • Naylane Sartor

    Oie! Tudo bem?

    Amo demais a Bela e a Fera! e não vejo a hora de assistir ao filme! Amei demais o trailer e acredito que amarei também o filme em si! E estou ansiosa para ver a Emma interpretando minha princesa favorita *-*

    Bjss

  • Owner

    Sinceramente, amo a Bela e a fera,mas confesso que não curto muito a Emma, por isso não tive ainda aquela vontade de assistir,mas não descartou uma possibilidade de assistir assim que puder!

  • Kaline Rainha

    Ah! Esse filme é muito fofo!! Assisti com minha filha e gostei bastante, embora não suporte a Emma Watson.

  • Jessica Christina

    Oi, tudo bom?
    Esse filme é a coisa mais linda que poderiam ter criado!
    As músicas ficaram lindas, os atores ficaram perfeitos para seus personagens!!
    Meu medo era a interação deles não ficar perfeita, mas ficou e muito!! Melhor live action que já vi!

  • Aninha Goulart

    Oiiiii,

    Assisti ele duas vezes no cinema já, e estou mais do que inclinada a assistir uma terceira kkk. A produção ficou incrível e nada menos do que maravilhoso serve pra descrevê-lo, eu sai do cinema apaixonada e olha que a Bela nunca foi minha princesa preferida rs.E também achei que a Emma desenvolveu muito bem a personagem.

    Beijinhos…
    http://www.paraisoliterario.com/

  • Tayres Meneses

    Pode parecer estranho o que vou dizer, mas é a primeira vez que leio uma crítica coerente sobre essa adaptação. Li muitas por aí que deram a impressão de “ah vou falar desse filme por que todos estão falando”. Amei sua resenha, os pontos que você abordou e como abordou. Amo ler resenhas que não têm aquele tom de achismo. Parabéns!

    |amorlivresco.wordpress.com|

  • Bruna Costabeber

    Olá!
    Esse filme é muito querido, não é? Acho que tudo nele é perfeito; os atores, a história, a época que foi lançado, tudo.
    É muito legal isso que você disse de que o filme deixou de ser apenas um conto de fadas e passou a ser algo mais sofisticado. Juro, queria assistir ele mil vezes, se possível.
    Beijos

  • Ao contrário de você, achei que Josh se destacou muito como LeFou. Eu assisti ao filme no lançamento e saí da sala de cinema maravilhada, apesar de ter algumas ressalvas quanto a atuação de Emma e os efeitos especiais, mas é um filme magnífico que com certeza será assistido novamente.

    Beijos

  • Carolina Ramires

    Olá!
    Ainda não assisti ao filme, então não posso dar minha opinião, mas estou muito triste de não poder acompanhar no cinema, porque tenho certeza que torna a experiência muito melhor mesmo. Gostei muito de poder conferir as suas impressões e espero curtir o filme tanto quanto você.
    Beijos.

  • Our Brave New Blog –

    Está aí um filme que todo mundo anda elogiando, mas que não sinto a menor vontade em assistir.
    Não sou fã de conto de fadas e essa história não me atrai, além da parte musical, que me incomoda muito hahaha. Acho que não assistiria, mas quem sabe um dia né?!

    http://ourbravenewblog.weebly.com/

  • Amanda Colares Stach de Campos

    Ahhh!! Estou tão ansiosa para assistir esse filme…
    Não consegui ver no cinema, mas tenho certeza que ficou fantástico…
    Amo o desenho desde criança, e amei sua descrição sobre a personagem Bela, que era um tanto à frente de seu tempo rs
    Além disso, Emma Watson combinou perfeitamente com o papel né?
    Preciiiso assistir urgentemente!
    Um beijoo

    http://www.asmeninasqueleemlivros.com