Tem um livro nessa música #1
10 jan

Tem um livro nessa música #1

Coluna

Victor Tadeu

A música é uma forma de arte que muitas pessoas utilizam para expressar seus sentimentos, pois através dela é possível termos várias lembras, inspirações e emoções. As letras dessas melodias são super importantes na hora de serem compostas, pois são elas que conseguem transmitir a mensagem para o ouvinte, assim, fazendo-o sentir toda essa arte de forma agradável. Apesar dos compositores sempre escreverem músicas sobre sentimentos, alguns acabam transcrevendo histórias semelhantes aos do público que o cantor tem, e isso acaba remetendo histórias também ficcionais.

Cantores nacionais e internacionais estão cada vez mais investindo em músicas com letras instigantes e capazes de remeter quase todos os públicos. Diante dessa abordagem geral conseguimos criar uma coluna muito bacana para dentro do Desencaixados, essa coluna tem o intuito de agregar a letra de músicas em um livro literário. Ou seja, iremos escolher um livro para contar brevemente a história dele e, além disso, citar músicas que tem envolvimento com a obra.

É válido lembrar que esse envolvimento está valendo tudo, seja o enredo da história, alguma cena muito importante, os sentimentos dos personagens, ou até mesmo, a conclusão de toda aquele livro. Até então, a nossa coluna será mensal, pois o trabalho será um pouco grande e pretendemos trazer conteúdo de qualidade para todos vocês. Logo na introdução já iremos dar início ao primeiro livro e as primeiras músicas, mas pedimos que vocês comentem um livro ou música para ser abordado no próximo mês.

Se você é um leitor que rodeia muito a Amazon provavelmente já deve ter ouvido falar na trilogia Não Conte a Ela. Essa trilogia é escrita pela Renata Christiny que vem recebendo uma grande resposta de seu público devido a história totalmente instigante e apaixonante publicada no site. Felizmente em 2017 ela recebeu a proposta de publicar pela Rouxinol Editora, e hoje a autora e seus personagens vem seu sendo destaque por muitas livrarias e sites literários.

Para iniciarmos essa coluna muito bacana e oficial do Desencaixados, iremos focar no livro E Se Ela Soubesse? — primeiro livro da trilogia. — Ele conta a história de James Marconi, um homem que foi acusado de assassinato e agora vive friamente em um manicômio. Devido ao grande remorso tomado pelo sistema de comunicação e manutenção do lugar, ele prefere não comunicar com ninguém sobre o assassinato acusado, mas tudo está muito perto de mudar. Após conhecer Anna Godoy, uma sargento muito investigadora o quadro começa a mudar, a forma de tratamento já não é a mesma, e quando os dois menos esperam, estão em um grande encarrascada.

É válido alertar que essa coluna pode conter um pequeno teor de spoiler, caso você não fez a leitura do livro e primeiro queira ler a nossa resenha, é só clicar aqui.

Os leitores de E Se Ela Soubesse? Sabem que ambos personagens acabam entrando em uma aventura muito complicada, e infelizmente esse envolvimento mais íntimo acaba despertando certos sentimentos em James Marconi, mas, por outro lado, Anna Godoy acaba avaliando todos os passos do criminoso que tem um passado que perturba sua tranquilidade. Mesmo mantendo esse contato um pouco mais próximo eles escondiam determinados motivos que envolviam limites para si mesmos, por isso, encontramos algumas músicas que relembra muito os sentimentos de James e o trabalho de Srta. Godoy — principalmente o limite deles. — Temos a certeza de quem leu o livro vai entender a letra e lembrar com facilidade do que estamos falando.

iT’s YoU – Zayn

She got, she got, she got
Her own reason
For talking to me
She don’t, she don’t, she don’t
Give a fuck
About what I need
And I can’t tell you why
Because my brain can’t equate it

Tell me your lies
Because I just can’t face it

It’s you, it’s you
It’s you
It’s you, it’s you
It’s you

I won’t, I won’t, I won’t
Cover the scar
I’ll let em bleed
So my silence
So my silence won’t
Be mistaken for peace
Am I wrong for wanting us to make it?

Tell me your lies
Because I just can’t face it

It’s you, it’s you
It’s you
It’s you, it’s you
It’s you

Could it be that it’s a lesson?
That I never had to learn
I looked at it like a blessing
And now it’s just a curse
I don’t know why
I don’t know why
You, it’s you

It’s you, it’s you
It’s you
It’s you, it’s you
It’s you

(clique aqui para ler a tradução)

 

Meu Erro – Os Paralamas do Sucesso

Eu quis dizer
Você não quis escutar
Agora não peça
Não me faça promessas
Eu não quero te ver
Nem quero acreditar
Que vai ser diferente
Que tudo mudou

Você diz não saber
O que houve de errado
E o meu erro foi crer que estar ao seu lado, bastaria
Ah meu Deus era tudo o que eu queria
Eu dizia o seu nome
Não, me abandone

Mesmo querendo eu não vou me enganar
Eu conheço os seus passos
Eu vejo os seus erros
Não há nada de novo
Ainda somos iguais
Então não me chame
Não olhe pra trás

Você diz não saber
O que houve de errado
E o meu erro foi crer que estar ao seu lado, bastaria
Ah meu Deus era tudo o que eu queria
Eu dizia o seu nome
Não, me abandone jamais

Mesmo querendo eu não vou me enganar
Eu conheço os seus passos
Eu vejo os seus erros
Não há nada de novo
Ainda somos iguais
Então não me chame
Não olhe pra trás

Você diz não saber
O que houve de errado
E o meu erro foi crer que estar ao seu lado, bastaria
Ah meu Deus era tudo o que eu queria
Eu dizia o seu nome
Não, me abandone jamais
Não, me abandone jamais
Não, me abandone jamais
Ooh, não me abandone jamais …

Comentários

  • drielymeira

    Oiee ^^
    Meu tipo de música favorito é aquele onde os cantores (e compositores, é claro) colocam tudo de si nas letras e melodias, contam histórias ou até mesmo “escrevem pra gente” – aquele tipo de música que parece ter sido escrito para nós. Eu ainda não conhecia “Não conte a ela”, então não consegui encaixar as letras na história :/
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

  • Suzzy Chiu – Livros e Sushi

    Heiii, tudo bem?
    Uau, que post diferente e legal.
    Gostei do que falou e realmente a musica é capaz de transmitir muitas coisas e sentimentos.
    Livros e musicas estao ligados demais e gostei das indicaçoes que fez, depois vou até olhar melhor e escutar as musicas.
    Beijos.

  • Dayhara Martins

    Só de ver as musicas selecionadas eu fiquei interessada no livro, acredito? Hhahaha não sabia que agora ela publicava pela Rouxinol, que belezinha, fico feliz! Espero poder ler a obra dela em breve e fazer as minhas próprias escolhas de musicas também.

  • Greice Negrini

    Concordo plenamente na questão de ter letras mais elaboradas e não só naquele ritmo de só um parágrafo sabe, porque assim tem toda uma história criada e o envolvimento é maior. Conheci há pouco essa editora e esse livro e é bom que tenha este envolvimento musical.

  • Book Obsession Resenhas

    Olá!
    Que dica interessante. Gostei das músicas apresentadas. Música é algo que move o mundo né, presentes em filmes, nas playlists de livros. Como não amar?!
    Beijos!

  • Pamela Moreno Santiago

    Olá, tudo bem?

    É difícil compreender ao certo a proposta da coluna quando não se teve a oportunidade de ler o livro, mas creio que para os amantes dele, tudo ficou mais claro. Das duas músicas, só conhecia a do Paralamas, e ainda assim não é das minhas favoritas, rs

    Beijo
    @blogodiariodoleitor

  • Olá!
    Eu sou daquelas que não faz playlist para livros, ouço músicas aleatoriamente enquanto leio. rsrs
    A sua proposta é interessante, acredito que tenha a ver com a leitura, fica como sugestão caso eu venha a ler o livro.
    Bjos
    Lucy – Por essas páginas

  • Jessica Christina

    Oie, tudo bem?
    Que genial dedicar músicas aos personagens e situações que eles vivem! Adorei a idéia!
    Não conhecia o trabalho da autora, mas vou procurar saber mais. Ótimo post!

  • Ana Luz.

    Olá!

    Adorei seu post!
    Realmente, tem músicas que contam histórias lindas demais.
    Confesso que hoje em dia ouço poucas, mas gosto, gosto principalmente de ouvir músicas lendo, desde que combinem com a leitura de algum modo.

    Beijo.

  • Delmara Silva

    Oi,
    parabéns pela ideia. Achei bem criativa, num só post você me apresentou um livro que possui uma premissa deveras interessante e duas canções que também não conhecia. Eu não costumo associar músicas as leituras, mas acho a ideia super válida, concordo que se muitas vezes a música reflete situações vivenciadas por nós, facilmente em algum momento encontraremos uma ou outra que traga referência de algum livro que lemos, acho essa associação música/literatura super válida.

    Abçs!

  • Entre Livros e Amores

    Olá ♥
    Que ideia mais criativa. Sou uma boa amante de música e amo prestar atenção na letra ainda mais quando faz todo sentido com a situação que estamos vivendo parece que é ai que a coisa fica mais intensa. Gostei, mesmo não lendo o livro fiquei interessa através das músicas na qual você o relacionou. Parabéns por trazer essa coluna diferente e muito interessante gostei demais ♥

  • Barbara Mazzo Cabalero

    Oi.
    Adorei a ideia da coluna, muito criativa e única, e eu adoro esse tipo de coisas.
    Não conhecia a trilogia, mas fiquei interessada, gostei bastante da escolha das músicas também.
    Beijos.

  • Romance Erotic

    Olá!

    Eu adorei a ideia do post! Mas infelizmente eu não ouvi falar de nenhum desses livros que você citou, mas as musicas são maravilhosas 😍

    Um beijo/ Bruna Eduarda