MOMENTO NOSTALGIA: séries que marcaram uma geração
12 ago

MOMENTO NOSTALGIA: séries que marcaram uma geração

Coluna

Myrna Ariel

Não há dúvidas de que estamos na era das séries e que esse mercado cresce a cada dia, mas esse formato de entretenimento existe a muito tempo. Vários seriados marcaram a história da televisão e provavelmente a sua também, para relembrar os velhos tempos nós trouxemos uma matéria altamente nostálgica com 10 séries/seriados que marcaram uma geração. Foi difícil escolher apenas 10, mas para facilitar procuramos aquelas que foram lançadas antes do ano 2000, ou seja, tem muita coisa antiga por aqui. Preparados para recordar momentos da infância/adolescência?

 

The Addams Family – “A Família Addams” (1964 – 1966)

Contando a história de uma família nada comum e um tanto assustadora, a série de televisão The Addams Family ficou bastante conhecida na década de 60. Foram duas temporadas que totalizaram 64 capítulos em preto e branco, a série foi baseada em personagens criados por Charles Addams em 1930. Com episódios de apenas 30 minutos, A Família Addams foi um grande sucesso, o que acabou abrindo portas para novos lançamentos na indústria de entretenimento, mais tarde uma nova série foi regravada, assim como o lançamento de um desenho animado, jogos e filmes.

Sinopse: A Família Addams não é a típica família americana: eles se deliciam com coisas que deixariam qualquer pessoa “normal” aterrorizada. Gomez Addams é um homem muito rico e apaixonado por sua esposa, Morticia; Com os seus filhos, a avó, o cabeludo Primo Itt, o mordomo Tropeço e a icônica Mãozinha (uma mão sem corpo, chamada originalmente de “Thing”, ou “Coisa”), eles são o avesso de qualquer família normal. 

 

Friends (1994 – 2004)

Com 10 temporadas e 236 capítulos, Friends foi – e continua sendo – um dos maiores seriados teen da história. Com o enredo focado em um grupo de amigos que vivia em Manhattan, a série foi indicada para diversas premiações, vencendo muitas, e recebeu ótimas críticas do público. O seu o último capítulo foi visto por 52,5 milhões de telespectadores e se tornou o quarto episódio final de uma série mais visto no mundo. Em 2004 um spin-off intitulado Joey foi lançado, mas após duas temporadas ele foi cancelado.

Sinopse: Seis jovens são unidos por laços familiares, românticos e, principalmente, de amizade, enquanto tentam vingar em Nova York. Rachel é a garota mimada que deixa o noivo no altar para viver com a amiga dos tempos de escola Monica, sistemática e apaixonada pela culinária. Monica é irmã de Ross, um paleontólogo que é abandonado pela esposa, que descobriu ser lésbica. Do outro lado do corredor do apartamento de Monica e Rachel, moram Joey, um ator frustrado, e Chandler, de profissão misteriosa. A turma é completa pela exótica Phoebe. 

 

Star Trek – “Jornada nas Estrelas” (1966 – 1969)

Um dos principais símbolos Nerd, Star Trek inicialmente foi um seriado que não fez tanto sucesso, tento apenas 3 temporadas ele acabou sendo cancelado pela queda de audiência, mas a história não parou por ai. Motivado pelos fãs, Gene Roddenberry começou a trabalhar em uma continuação, o que resultou em um longa-metragem, e no final tivemos 11 filmes e 6 seriados envolvendo a Frota Estelar. Em 2009 um novo filme foi lançado dando início a uma trilogia altamente nostálgica – provavelmente em 2019 a trilogia se tornará uma quadrilogia – e em 2017 a Netflix lançará uma nova série intitulada de Star Trek: Discovery. Jornada nas Estrelas deixou um legado e influenciou muitas pessoas ao longo dos anos, o seu sucesso como uma franquia de ficção cientifica é evidente, afinal “Vida longa e próspera” já está marcado na história.

Sinopse:  Ao lado de sua tribulação na Enterprise, o capitão James T. Kirk explora a galáxia e defende a Federação Unida dos Planetas. Ele conta com a ajuda de Spock, McCoy, Uhura, Scott, Sulu, Chekov e companhia.

 

Kenan and Kel (1996 – 2000)

Kenan & Kel é um seriado de comedia que marcou a infância de muitos. Contando a história de dois melhores amigos que moram em Chicago e arrumam muita confusão o seriado teve 4 temporadas totalizando 65 capítulos + 2 especiais. Em 2001 foi lançado o filme Duas Cabeças Pensam Melhor que Nenhum que complementou o seu final.

Sinopse: Kenan Rockmore é um estudante de ensino médio que trabalha no Mini-Mercado Rigby’s. Kel Kimble é o melhor amigo de Kenan que é apaixonado por refrigerante de laranja. Chris Potter é o chefe de Kenan na Rigby’s. Na casa dele, moram sua mãe Sheryl, seu pai Roger e sua irmã Kyra, que tem uma paixão por Kel. Kenan acha que pode conseguir tudo que quer com apenas duas coisas: a ajuda de Kel e seus planos mirabolantes. Claro que essa combinação sempre acaba os metendo em problemas.

 

Boy Meets World – “O Mundo é dos Jovens” (1993 – 2000)

Com 7 temporadas e 158 capítulos, O Mundo é dos Jovens abordava temas importantes da vida de uma forma engraçada e leve. A história era contada por Cory Matthews onde mostra sua vida na escola e as suas milhões de dúvidas sobre o mundo. Cory, Topanga e Shawn embarcaram em várias aventuras pra encontrar soluções dos problemas da vida. Em 2014 a Disney lançou um spin-off chamado Girl Meets World (Garota Conhece o Mundo), onde é a vez dos filhos de Topanga e Cory conhecerem o vasto mundo, muitos atores da série original voltam para reprisar o seu papel e o spin-off está entre os mais assistidos do Disney Channel.

Sinopse: Cory Matthews é um adolescente e, à medida que cresce, aprende a lidar com os problemas ao lado do amigo Shawn Hunter e da namorada Topanga Lawrence. Sob a guia do professor e mentor Mr. Feeny, eles aprendem o valor das lições da vida.

 

The Fresh Prince of Bel-air – “Um Maluco no Pedaço” (1990 – 1996)

O seriado que revelou ao mundo o grande ator Will Smith com certeza marcou uma fase da vida de muitas pessoas. Foram 6 temporadas contando a história de Will, um garoto que morava em um bairro humilde e que de repente se muda para a casa dos tios, uma mansão luxuosa no Bel-air em Los Angeles. A série abordava assuntos como racismo e classe social de uma maneira leve proporcionada a partir do humor de Will. Em 2015 rumores de um novo projeto começaram a surgir, com o passar do tempo novas pistas de que os produtores juntos com Will Smith estavam planejando algo tomou conta da internet e um revival foi confirmado. Os preparativos estão a todo vapor e no início de 2018 provavelmente teremos o início das gravações.

Sinopse: A série conta a história de Will, um jovem de origem humildade que se muda para um luxuoso bairro na Califónia. Após arrumar confusão com pessoas perigosas de seu bairro, na Filadélfia, a mãe de Will, temendo pelo futuro de seu filho, resolve mandá-lo para viver com sua irmã Vivian e seu cunhado Philip, um advogado que se tornou juiz e tem uma vida muita bem sucedida, moradores do bairro de Bel Air, para que o filho possa ter uma educação de alto nível. Contudo, por ser um garoto humilde e não ligar para os estudos, Will vive se comportando de maneira inadequada e provocando trapalhadas aos seus tios e primos na mansão.

 

Full House – “Três é Demais” (1987 – 1995)

Após a morte da sua esposa, Danny Tanner fica com a difícil tarefa de cuidar das suas três filhas, mas para isso ele convida o seu cunhado e o seu melhor amigo para lhe ajudar. A série teve 8 temporadas de muita comédia e em 2016 a Netflix lançou Fuller House, um spin-off de Três é Demais, com vários atores revivendo os seus personagens.

Sinopse: A história começa em 1987, quando Danny Tanner perde sua esposa, Pam, em um acidente de carro. Ele precisa, então, de ajuda para cuidar de suas três filhas, D.J., Stephanie e Michelle. Para isso, Danny recorre ao seu melhor amigo, Joey Gladstone e a seu cunhado, Jesse Cochran. O que deveriam ser apenas algumas semanas transforma-se em anos de convivência. 

 

Sabrina, the Teenage Witch – “Sabrina, A aprendiz de feiticeira” (1996 – 2003)

Inspirado nos quadrinhos de Archie Comics, Sabrina A aprendiz de feiticeira teve 7 temporadas que contaram a história da bruxinha Sabrina e suas tentativas falhas de controlar sua magia. Em 2016 surgiu a possibilidade do seriado ter uma continuação ou um remake, mas até agora não divulgaram notícias, já em 2017 o criador da série Riverdale deu uma entrevista falando que a personagem Sabrina pode aparecer em algum capítulo.

Sinopse:  Aos 16 anos de idade, Sabrina descobre que possui poderes mágicos. Ela mora com as tias Hilda e Zelda, que contam para Sabrina sobre seus poderes. Sabrina começou a aprender sobre seus poderes e usá-los para proteger as pessoas que amava e a si mesma. Seus feitiços começaram a gerar muitas confusões, mas com o tempo ela foi aprendendo a domá-los e guardar seu segredo.

 

Diff’rent Strokes – “Arnold” (1978 – 1985)

Foram 8 temporadas de um seriado que abordava assuntos sérios da sociedade, adoção, preconceito, xenofobia e muito mais. No Brasil recebeu 3 títulos diferentes, no Retro Channel foi chamada de Branco & Negro, na Nickelodeon de Minha Família é uma Bagunça e no SBT de Arnold. Contando a história de Arnold e o seu irmão mais velho Willis, a série fez um grande sucesso na época e ainda faz hoje em dia. Na vida real o elenco do seriado acabou causando grandes polêmicas, como uso de drogas, overdoses, roubos e prisões. Uma boa parte desses problemas foi ligado ao passado de sucesso e como o elenco mirim era tratado naquela época.

Sinopse: Arnold Jackson (Gary Coleman) e seu irmão mais velho Willis (Todd Bridges) moravam no Harlem com a família e amigos, até que perderam a mãe. Ela trabalhava na casa de um senhor rico que morava na Park Avenue, o senhor Phillip Drummond (Conrad Bain). Phillip morava com a filha Kimberly (Dana Plato) e resolve adotar Arnold e Willis, que agora começam a viver uma vida totalmente diferente, em um lugar que é o oposto de onde estavam acostumados, e acabam levando mais alegria para a vida dos Drummond.

 

Dinosaurs – “A Família Dinossauro” (1991 – 1995)

Foram 4 temporadas com a família Silva Sauro e as suas aventuras. Tratando a vida das famílias americanas de uma forma peculiar, o seriado Dinosaurs teve um grande índice de audiência tendo como foco o público infantil. A história se passava na época em que os dinossauros dominavam o mundo e os humanos ainda não tinham descoberto nem o fogo. Mesmo sendo para crianças podíamos encontrar muitas críticas espalhadas pelos capítulos. A frase “Não é a mamãe” dita pelo personagem Baby, é uma das marcas do seriado.

Sinopse: A série acompanha o dia a dia da família Silva Sauro, que é formada por dinossauros, mas que vive em um mundo moderno, com roupas, televisão, telefone, trabalho e tudo mais. Dino é o chefe da família. Ele é casado com Fran, com quem tem três filhos, Bobby, Charlene e Baby. A família é completada por Zilda, mãe de Fran, que é detestada por Dino.

Menção Honrosa

The X-Files – “Arquivo X” (1993 – 2002)

Criada por Chris Carter, Arquivo X já começou com sucesso na década de 90 contando a história dos agentes do FBI Fox Mulder e Dana Scully, e casos paranormais que nunca foram solucionados. A série ganhou o público fanático por ficção e sua audiência foi crescendo cada vez mais, logo em 1998 o primeiro filme foi lançado, The X-Files: Fight The Future (Arquivo X: O Filme) e em 2008, após o termino da série, foi lançado o segundo longa, The X-Files: I Want to Believe (Arquivo X: Eu Quero Acreditar). Em 2015 uma revival foi confirmada trazendo um enredo inspirado na polêmica de Edward Snowden e a CIA, muitos produtores disseram que aquele era o momento ideal para a volta de Arquivo X levando em conta tudo o que estava acontecendo no mundo.

Sinopse: Os agentes do FBI Fox Mulder (David Duchovny) e Dana Scully (Gillian Anderson) são o oposto um do outro: ele acredita em atividades paranormais, e ela não. Juntos, eles investigam estranhos casos que os levam a conspirações alienígenas envolvendo o governo, e chegam até a colocar suas carreiras em risco. Mas não importa o que quer que fique no caminho, eles vão até o fim para resolver os casos que chegam em suas mãos. 

Comentários

  • Alexandre Oliveira

    falta muita coisa ai assim como umas nem deveriam aparecer tá muito recente essa lista tem qeu voltar mais no tempo