Livros de YouTubers, certo ou errado?
09 jan

Livros de YouTubers, certo ou errado?

Estamos na era digital e é comum encontrar ferramentas que você utiliza no dia a dia na tela de um computador ou celular, agora você pode até mesmo ter acesso a algum livro com mais facilidade a partir de um e-book. O universo da literatura se expandiu para a rede de uma forma para incentivar mais pessoas a lerem, mas o que acontece quando o mundo digital invade o mundo literário?

A internet é capaz de armazenar qualquer quantidade de informação, tornando mais fácil publicar qualquer conteúdo. Todos podem postar notícias, contos e até livros completos em uma página de alguma rede social, aplicativo ou blog. Entre todo esse universo de códigos binários os Digitais Influencers se destacam por fazerem tanto sucesso com o conteúdo que publicam, principalmente os YouTubers.

De uma hora para outra vimos as prateleiras abarrotadas de livros escritos por YouTubers falando sobre sua vida, dando concelhos, narrando sua carreira e entre outros temas. Oficialmente o mundo digital invadiu o mundo literário, mas isso é bom ou ruim?

Diferente da internet o mercado literário é um pouco limitado. Escritores dependem das editoras e dos leitores para que seu livro seja publicado e reconhecido, no momento que os YouTubers começaram a escrever, as editoras viram ali uma forma de ganhar mais dinheiro, pois como eles já são conhecidos o público compraria o produto muito mais fácil. Dessa forma o espaço que deveria ser para novos escritores acabou sendo para os Influenciadores Digitais.

O tema que as estrelas da internet abordam em seus livros acabou se tornando um pouco polêmico. Os leitores estariam abandonando histórias fantásticas para ler sobre jovens falando da sua vida? Quando perceberam que realmente gerava dinheiro a empresa começou a investir pesado utilizando até ghost writer (Escritores Fantasmas) onde alguns famosos nem sabem direito o que está escrito nas páginas do seu próprio livro, mas mesmo assim ele é publicado.

Se tornou até normal chegar em uma livraria e os livros em destaque serem de YouTubers, mas quantas histórias fantásticas e quantos escritores incríveis os leitores deixaram de conhecer?  

Todo assunto tem um lado positivo e um lado negativo. Esses livros mesmo sendo escritos por YouTubers influenciam pessoas a gostarem do mundo literário. Eles levam o seu público para livrarias, o que acaba de certo modo estimulando a leitura. O que é pior: Uma pessoa que ler livros de YouTubers ou quem não lê nada?

Eles acabaram abrindo uma porta maior entre os dois universos. Um pessoa que pega alguma história para ler pouco provável irá parar apenas naquela. Não importa se o primeiro livro que você leu foi de um YouTuber, o que importa é que você teve um primeiro livro, o que significa que terá um segundo, terceiro… Que poderá ser de uma escritora nova ou de outra pessoa famosa que você gosta. O importante é incentivar a leitura e saber manter um meio termo entre o mercado digital e o literário.

Alguns chegaram a publicar livros infantis, o que é incrível, pois grande parte das crianças são usuárias do YouTube e a partir do momento que um dos seus ídolos publica um livro ela é influenciada a dar pausa no vídeo e ir ler.

Esse é um assunto que dividi muito a opinião das pessoas, tem muitos prós e contras. Realmente alguns escritores saem prejudicados, mas e a quantidade de leitores novos que surge? É complicado escolher um lado do Certo ou Errado.

Comentários

  • Deivyson Luan

    Com certeza há inúmeros pós e contras em relação a livro de Youtubers, não por falar da sua vida própria ou contar como começou a trabalhar na internet, isso pode haver até um meio-termo, você pode compartilhar algo da sua vida que possa chegar em alguém que precise, você pode falar em como começou a trabalhar na internet se em algum momento inspire alguém a seguir o seu sonho. Realmente existe milhares de pós e contras quando se trata dos livros dos influenciadores digitais, e pode até ser um erro caso tente falar sobre. Mas quando se trata de polemicas, fofocas e/ou contar sobre os bastidores de brigas e relacionamentos, pode influenciar de forma negativa na vida desses leitores de primeira viagem.

    http://www.blogdodeivy.blogspot.com