Janelas da Mente — Síndrome do Pânico #12
06 out

Janelas da Mente — Síndrome do Pânico #12

Coluna

Victor Tadeu

Ter medo de situações constrangedoras e totalmente arriscadas é muito comum entre os seres humanos. Quase todos nós sentimentos um grande receio ao se aproximar daquilo que pode nos tirar a vida, principalmente quando se trata de altura, animais selvagens e afins. Infelizmente algumas pessoas sentem medos radicais por situações popularmente consideradas “tranquilas”, e esse é mais um transtorno que vem atingindo várias pessoas e pode ser um perigo para a vida moderna.

Pessoas que sentem medo desesperador por situações não perigosas sofrem de Síndrome do Pânico, uma síndrome capaz de impedir o portador realizar várias atividades — principalmente as sociais. — Felizmente pessoas que sofrem do famoso Ataque do Pânico conseguem se prevenir e vencer o medo através de medicamentos, mas, por outro lado, nem todos os ataques são previstos, o que dificulta um pouco o equilibro da síndrome.

Desde o dia 25 de Setembro nós estávamos abordando alguns transtornos aqui no Desencaixados, todos os assuntos foram retirados de contos do livro Janelas do Mundo, dos autores Ana Beatriz Barbosa Silva e Eduardo Mello Guimarães. A obra foi publicada pela Globo Livro e hoje está sendo finalizado o nosso primeiro projeto em parceria com a Globo Alt. Durante todos esses 12 dias recebemos alguns e-mail de leitores que ficaram muito felizes com nossas frases motivacionais, alguns até relataram que sofrem de um dos transtornos que abordamos aqui e tudo isso é muito gratificante para toda equipe do site.

Mentes em Pane é o último conto do livro, ele conta a história de Abílio, um professor muito envolvido com religião e que não aceita contravertas de sua fé. Uma chuva de fúria e um mal estar ataca o professor após uma situação muito indesejada. Os médicos alegam que Abílio sofre de uma síndrome, mas o mesmo não aceita, assim dizendo que é promessa do deus que ele considera sagrado. Infelizmente os relacionamentos do pobre homem fica fraco e o estado só muda quando ele descobre o que realmente tem.

Escrever essa matéria está sendo bastante triste para toda a equipe do Desencaixados, pois esse projeto foi uma das melhores ações informativas que o site já realizou. Como dito, muitas pessoas ficaram felizes ao conhecer mais sobre os transtornos e, além disso, acompanharam fielmente cada matéria que aqui fora publicada. Como de costume, não podemos deixar de publicar nossa frase motivacional, principalmente dessa matéria, por isso iremos finalizar esse projeto com chave de ouro: SENTIR MEDO POR PEQUENAS COISAS NÃO É NORMAL, NÃO SE LIMITE, PROCURE UM PROFISSIONAL DA SAÚDE MENTAL, SÍNDROME DO PÂNICO PODE SER PIOR DO QUE VOCÊ PENSA!

ADQUIRA AQUI: Amazon l Submarino l Saraiva

Comentários

  • rudynalvacorreiasoares

    Victor!
    A Síndrome do pânico tem aumentado de forma avassaladora, princpalmente porque o índice de situações catastróficas tem aumentado também.
    Dizem que é o mal do século XXI junto com a depressão.
    Conheço algumas pessoas com a Síndrome e chega a dar dó, porque o que para nós não é nada, para a pessoa é um medo exacerbado que chega a travar a pessoa…
    Muito bom ese tema ser abordado também.
    Desejo um ótimo final de semana!
    “Saber quando se deve esperar é o grande segredo do sucesso.” (Xavier Maistre)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE OUTUBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

  • Fabiana Scola

    Sobre esse tema só posso falar do que ouvi de outras pessoas. A Síndrome do Panico é tenebrosa para quem está passando, de fora parece uma frescura, um ataque para chamar a atenção, mas parece que não é bem por ai. A pessoa fica realmente abalada, desnorteada, com medo de tudo e de todos, impedindo o convivio com pessoas estranhas (pelo que sei), atrapalhando o lado profissional quando chega o extremo dela nao conseguir sair de casa. Mas tambem sei que se detectado precocemente o medicamento e a terapia podem controlar e contornar essa situação. A vida moderna está desencadeando doenças cada vez mais novas com sintomas de todo tipo, uma tristeza.
    Achei muito bacana ter feito parte dessa “discussão” criada pelo blog, além do que os temas apresentados pelo Janela da mente são atuais , alguns muito proximos e infelizmente cada vez mais frequentes. Que surjam outros!!!
    Sucesso ao blog sempre!!!

  • Renata Lima

    Essa é mais uma síndrome da qual eu não sei muita coisa e não conheço de perto nenhum caso. Mas me parece assustadora.
    Gostaria de parabeniza-los pelo projeto, foi muito enriquecedor saber do que se trata cada conto em Janelas da Mente e poder expor minha considerações, assim como outras pessoas.
    Abraços!