Janelas da Mente — Depressão #6
30 set

Janelas da Mente — Depressão #6

Coluna

Victor Tadeu

Depressão é uma palavra muito usada por nós, muitas das vezes o significado que adotamos para ela podem ser divergentes o que acaba resultando na falta de compreensão de várias pessoas. Ficar deprimido porque fora demitido do trabalho, não é o mesmo de está com depressão. Infelizmente a depressão é mais uma doença muito afetada pela vida moderna e algumas pessoas não estão sabendo lidar com a situação.

Uma pessoa depressiva acaba se privando de tudo, pois o distúrbio de pensamentos, sentimentos, humor e saúde física acaba afetando o comportamento do portador. Existem vários motivos para uma pessoa entrar em depressão, mas ultimamente o maior causador está sendo o estresse, e o maior problema da sociedade é achar que uma pessoa depressiva é capaz de se livrar da doença sozinha, só que muitas das vezes essa ideia acaba em morte e deixa muitas pessoas assustadas.

Durante o dia 25 de Setembro até 06 de Outubro iremos escrever sobre assuntos muitos importantes para ter uma vida saudável no século em que vivemos. Estamos fazendo a leitura do livro Janelas da Mente, de Ana Beatriz Brandão e Eduardo Mello Guimarães e todos os dias iremos abordar assuntos interessantes encontrado em cada conto da obra.

O sexto conto chama Mentes Depressivas e conta a história de Marcelo, um homem bem sucedido que começa a perder as cores da visão. Infelizmente o mesmo não consegue lidar com a situação e prefere não buscar ajuda, mas a cada dia que se passa seus amigos percebem a diferença de comportamento de Marcelo, além disso sua esposa e alguns amigos até tentam ajudá-lo, só que diante de tanto estresse o pobre homem fica assustado quando se vê comportando totalmente diferente e se limitando ao conversar com as pessoas.

Provavelmente vocês já sabem que não iremos ficar contando toda a história dos contos, pois nosso intuito é alertar a doença e passar uma mensagem motivacional, além disso, querendo que vocês façam a leitura do livro para ficarem por dentro do assunto mais ainda. A nossa frase do dia é: NÃO SE ABALE COM OS ESTRESSES DO DIA, NÃO SE LIMITE AO BUSCAR AJUDA, DEPRESSÃO NÃO É FRESCURA, ELA MATA!

ADQUIRA AQUI: Amazon l Submarino l Saraiva

Comentários

  • Fabiana Scola

    Sou do tempo que não existia a palavra depressão. Com o tempo ela foi se modernizando, se alastrando e mudando de características. Digo isso pois um depressivo não é só aquele que se fecha, se mostra triste e vê tudo cinza. Há depressão escondida na alegria e muitas risadas, essa se camufla e pode causar grandes estragos. Mas vou ser beeem sincera. As vezes a depressão é um modo de vida, sabe gente que adora achar um problema pra casa solução? Pois é, pessoas que se acostumam em reclamar e que gostam e precisam ser carregadas. Geralmente o depressivo de “ocasião ” encontra alguém que o “carrega e o alimenta” juntando a fome com a vontade de comer, neste caso o que alimenta é tão “doente” quanto o alimentado. Óbvio que estou generalizando muito. Há casos e casos q n cabe a mim julgar ou comentar. Mas sim, é um assunto delicado.

  • rudynalvacorreiasoares

    Victor!
    Falar sobre depressão é bem importante, principalmente porque é uma doença que está crescendo cada vez mais e infelizmente a maioria das pessoas além de não perceberem os sintomas e tentar ajudar as pessoas, acham que é ‘frescura’ e não entendem o processo psicológico que a pessoa que está acmetida sofre. Sem contar que pode levar a outros comportamentos como o próprio suicídio.
    O melhor é entender e apoiar a pessoa e levá-la a um especialista para fazer tratamento.
    Um final de semana de muita inspiração e paz no coração!
    “Eis um teste para saber se você terminou sua missão na Terra: se você está vivo, não terminou.” (Richard Bach)
    Cheirinhos
    Rudy

  • Renata Lima

    Confesso que observando o comportamento de muitas pessoas (próximas ou não), eu realmente não sei dizer a diferença de depressão e ansiedade. Sei que ambos casos são delicados, mas ainda não ficou claro pra mim o que difere um do outro. Espero que a ansiedade também seja abordada, talvez eu entenda melhor.

  • RUTE COUTO

    Depressão infelizmente abrange a muitos de diversos aspectos já tive depressão e sei como é difícil lidar com essa doença porem não é impossível ,há diversos tratamentos e principal ter apoio e carinho sempre ajuda