Filmes incríveis sobre Serial Killers
09 maio

Filmes incríveis sobre Serial Killers

Coluna, Serial Killers

Julia Giarola

Um dos gêneros mais populares do cinema é o thriller, principalmente aqueles que focam em investigações de criminais. Dentro deste gênero podemos identificar sub-tramas ou até mesmo tramas centrais que concentram em serial killers (aprenda Como identificar um Serial Killer) icônicos que marcaram os filmes durante os anos. Seguindo nesta linha, hoje iremos listar alguns dos melhores filmes que abordam essa temática. Confira nossas escolhas abaixo:

Psicose
(1960)

Título original: Sweeney Todd – The Demon Barber of Fleet Street
Duração: 1h 49min
Direção: Alfred Hitchcock
Gênero: Suspense, Terror
Nacionalidade: EUA

Sinopse: Marion Crane é uma secretária (Janet Leigh) que rouba 40 mil dólares da imobiliária onde trabalha para se casar e começar uma nova vida. Durante a fuga à carro, ela enfrenta uma forte tempestade, erra o caminho e chega em um velho hotel. O estabelecimento é administrado por um sujeito atencioso chamado Norman Bates (Anthony Perkins), que nutre um forte respeito e temor por sua mãe. Marion decide passar a noite no local, sem saber o perigo que a cerca.

O Silêncio dos Inocentes
(1991)

Título original: The Silence of the Lambs
Duração: 1h 58min
Direção: Jonathan Demme
Gênero: Suspense
Nacionalidade: EUA

Sinopse: A agente do FBI, Clarice Starling (Jodie Foster) é ordenada a encontrar um assassino que arranca a pele de suas vítimas. Para entender como ele pensa, ela procura o periogoso psicopata, Hannibal Lecter (Anthony Hopkins), encarcerado sob a acusação de canibalismo.

Assassinos Por Natureza
(1994)

Título original: Natural Born Killers
Duração: 1h 58min
Direção: Oliver Stone
Gênero: Ação, Policial, Crime
Nacionalidade: EUA

Sinopse: Mickey Knox (Woody Harrelson) e Mallory Knox (Juliette Lewis) se uniram pelo desejo que um sente pelo outro e por amarem a violência. Eles mataram algumas dezenas de pessoas em 3 semanas, mas sempre deixam alguém vivo para contar quem fez os crimes. Mickey e Mallory viram atração através da imprensa sensacionalista e o repórter Wayne Gale (Robert Downey Jr.), o principal responsável, os coloca no programa de televisão American Maniacs. Mesmo a captura deles pela polícia só aumenta a popularidade enorme dos criminosos, o que motiva Gale em transformar tudo num grande circo.

Mamãe é de Morte
(1994)

Título original: Serial Mom
Duração: 1h 35min
Direção: John Waters
Gênero: Comédia , Suspense
Nacionalidade: EUA

Sinopse: Beverly Stuphin (Kathleen Turner) é o retrato de uma mãe perfeita. Ela forma uma família feliz com o marido Eugene (Sam Waterston) e seus dois filhos, Misty e Chip. Só que Beverly esconde de todos sua verdadeira identidade, matando qualquer pessoa que atrapalhe a vida da sua família. Quando corpos começam a aparecer na vizinhança, a polícia vai ameaçar a paz desse lar.

Se7en – Os Sete Crimes Capitais
(1995)

Título original: Se7en
Duração: 2h 10min
Direção: David Fincher
Gênero: Policial, Suspense
Nacionalidade: EUA

Sinopse: Dois policiais, om jovem e impetuoso David Mills (Brad Pitt) e o outro maduro e prestes a se aposentar, William Somerset (Morgan Freeman), são encarregados de uma periogosa investigação: encontrar um serial killer que mata as pessoas seguindo a ordem dos sete pecados capitais.

Psicopata Americano
(2000)

Título original: American Psycho
Duração: 1h 41min
Direção: Mary Harron
Gênero: Suspense, Drama, Terror
Nacionalidade: EUA, Canadá

Sinopse: Patrick Bateman (Christian Bale) jovem, branco, bonito e sem nada que o diferencie de seus colegas de Wall Street. Protegido pela conformidade, privilégio e riqueza, Bateman também um serial killer, que vaga livremente e sem receios em busca de uma nova vítima. Seus impulsos assassinos são abastecidos por um zeloso materialismo e uma inveja torturante quando ele encontra alguém que possui mais do que ele. Após um colega dar-lhe um cartão de visitas melhor que o seu em tinta e papel, a sede de sangue de Bateman surge e ele aumenta ainda mais suas atividades homicidas, tornando-se um perigoso e violento psicopata.

Dragão Vermelho
(2002)

Título original: Red Dragon
Duração: 2h 04min
Direção: Brett Ratner
Gênero: Suspense, Policial
Nacionalidade: EUA

Sinopse: Will Graham (Edward Norton) é um agente do FBI que por pouco não foi morto por Hannibal Lecter (Anthony Hopkins) quando tentava capturá-lo. Com Lecter já preso, Graham é obrigado a usar o psicopata como consultor para obter maiores informações sobre Francis Dolarhyde (Ralph Fiennes), um serial killer que tem deixado a cidade em pânico. Mas o que Graham não sabe é que ao mesmo tempo em que Lecter o auxilia em sua investigação também repassa ao próprio Dolarhyde informações sobre a família do policial que o persegue.

Monster – Desejo Assassino
(2004)

Título original: Monster
Duração: 1h 51min
Direção: Patty Jenkins
Gênero: Drama, Biografia
Nacionalidade: EUA

Sinopse: Vítima de abusos durante a infância, Aileen Wuornos (Charlize Theron) tornou-se prostituta ainda na adolescência. Ela está prestes a acabar com a própria vida quando conhece Selby (Christina Ricci), uma jovem lésbica com quem acaba se envolvendo. Certa noite, depois de ser agredida por um cliente, Aileen acaba matando o sujeito. O incidente desencadeia uma série de outros assassinatos, que faz com que ela fique conhecida como sendo a primeira serial killer dos Estados Unidos.

Conheça um pouco mais sobre o filme aqui.

Zodíaco
(2007)

Título original: Zodiac
Duração: 2h 36min
Direção: David Fincher
Gênero: Suspense
Nacionalidade: EUA

Sinopse: 1º de agosto de 1969. Três cartas diferentes chegam aos jornais San Francisco Chronicle, San Francisco Examiner e Vallejo Times-Herald, enviadas pelo mesmo remetente. A carta enviada ao Chronicle trazia a confissão de um assassino e as três juntas formavam um código que supostamente revelaria a identidade do criminoso. O assassino exigia que as cartas fossem publicadas, caso contrário mais pessoas morreriam. Um casal de Salinas consegue decodificar a mensagem, mas é Robert Graysmith (Jake Gyllenhaal), um tímido cartunista, quem descobre sua intenção oculta: uma referência ao filme “Zaroff, o Caçador de Vidas” (1932). Os assassinatos e as cartas se sucedem, provocando pânico na população de San Francisco.

Onde os Fracos Não Têm Vez
(2007)

Título original: No Country For Old Men
Duração: 2h 02min
Direção: Joel Coen, Ethan Coen
Gênero: Suspense, Drama
Nacionalidade: EUA

Sinopse: Texas, década de 80. Um traficante de drogas é encontrado no deserto por um caçador pouco esperto, Llewelyn Moss (Josh Brolin), que pega uma valise cheia de dinheiro mesmo sabendo que em breve alguém irá procurá-lo devido a isso. Logo Anton Chigurh (Javier Bardem), um assassino psicótico sem senso de humor e piedade, é enviado em seu encalço. Porém para alcançar Moss ele precisará passar pelo xerife local, Ed Tom Bell (Tommy Lee Jones).

Sweeney Todd – O Barbeiro Demoníaco da Rua
(2007)

Título original: Sweeney Todd – The Demon Barber of Fleet Street
Duração: 1h 55min
Direção: Tim Burton
Gênero: Comédia Musical, Suspense, Terror, Drama
Nacionalidade: EUA

Sinopse: Benjamin Barker (Johnny Depp) passou 15 anos afastado de Londres, após ser obrigado a deixar sua esposa e sua filha. Ele retorna à cidade ávido por vingança, agora usando a alcunha de Sweeney Todd. Logo ele decide ir à sua antiga barbearia, agora transformada em uma loja de fachada para vender as tortas feitas pela sra. Lovett (Helena Bonham Carter). Com o apoio dela Todd volta a trabalhar como barbeiro, numa sala acima da loja. Porém o grande objetivo de Todd é se vingar do juiz Turpin (Alan Rickman), que o enviou para a Austrália sob falsas acusações para que pudesse roubar sua mulher Lucy (Laura Michelle Kelly) e sua filha.

Millennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres
(2011)

Título original: The Girl With The Dragon Tattoo
Duração: 2h 38min
Direção: David Fincher
Gênero: Policial, Suspense
Nacionalidade: EUA

Sinopse: Harriet Vanger (Moa Garpendal) desapareceu há 36 anos, sem deixar pistas, em uma ilha no norte da Suécia. O local é de propriedade exclusiva da família Vanger, que o torna inacessível para a grande maioria das pessoas. A polícia jamais conseguiu descobrir o que aconteceu com a jovem, que tinha 16 anos na época do sumiço. Mesmo após tanto tempo, seu tio Henrik Vanger (Christopher Plummer) ainda está à procura e decide contratar Mikael Bomkvist (Daniel Craig), um jornalista investigativo que trabalha na revista Millennium. Bomkvist, que não está em um bom momento por enfrentar um processo por calúnia e difamação, resolve aceita a proposta e começa a trabalhar no caso. Para isso, ele vai contar com a ajuda de Lisbeth Salander (Rooney Mara), uma investigadora particular incontrolável e antissocial.

Foxcatcher – Uma História que Chocou o Mundo
(2014)

Título original: Foxcatcher
Duração: 2h 15min
Direção: Bennett Miller
Gênero: Drama, Biografia
Nacionalidade: EUA

Sinopse: Campeão olímpico de luta greco-romana, Mark Schultz (Channing Tatum) sempre treinou com seu irmão mais velho, David (Mark Ruffalo), que é também uma lenda no esporte. Até que, um dia, recebe um convite para visitar o milionário John du Pont (Steve Carell) em sua mansão. Apaixonado pelo esporte, du Pont oferece a Mark que entre em sua própria equipe, a Foxcatcher, onde teria todas as condições necessárias para se aprimorar. Atraído pelo salário e as condições de vida oferecidas, Mark aceita a proposta e, assim, se muda para uma casa na propriedade do milionário. Aos poucos eles se tornam amigos, mas a difícil personalidade de du Pont faz com que Mark acabe seguindo uma trilha perigosa para um atleta.

É claro que muitos outros filmes incríeis foram deixadas de fora desta lista. Quais filmes sobre serial killers que vocês acham que deveria estar aqui? Deixe seu comentário abaixo.

 Leia também

Comentários