Filmes de animação que não são para crianças
07 ago

Filmes de animação que não são para crianças

Coluna

Julia Giarola

Após nossa discussão sobre filmes de animação não serem destinados exclusivamente para o público mais jovem, nós decidimos fazer uma lista de animações que não são feitas para crianças. Os filme não apresentam conteúdo sexual ou violento necessariamente, mas também histórias complexas e sombrias que não serão apropriadas ou compreendidas por crianças. Confira:

A Pequena Loja de Suicídios

Mishima e Lucrèce têm uma loja de artigos para suicídio. Quando nasce seu filho Alan, percebem com horror que ele é mais alegre que seus irmãos. Enquanto tentam transformá-lo em uma criança triste, Alan se esforça para fazer todos felizes.

Este filme francês aborda a crise da França de uma maneira distinta utilizando a animação e o humor negro para demonstrar a situação social que o país se encontra. Este musical diferente representa muito bem o vazio e desespero em que muitas pessoas se encontram, assim como um otimismo que os ajuda a sair desta situação. Com certeza um filme que merece ser assistido!

Anomalisa

Michael Stone, um palestrante motivacional que acaba de chegar à cidade de Connecticut. Ele segue do aeroporto direto para o hotel, onde entra em contato com um antigo caso para que possam se reencontrar. A iniciativa não dá certo, mas Michael logo se insinua para duas jovens que foram ao local justamente para ver a palestra que ele dará no dia seguinte. É quando ele conhece Lisa, por quem se apaixona.

Charlie Kaufman é conhecido por suas abordagens sobre o psicológico humano, e este filme não é diferente. Em um mundo onde todos parecem ter o mesmo rosto e a mesma voz, Michael se encontra vazio até encontrar Lisa, uma mulher diferente do resto do mundo. O longa consegue lidar com assuntos mais obscuros como solidão e intimidade, assim como relacionamentos e conexão. É uma animação incrível, mas com certeza não é para crianças!

O Fantástico Sr. Raposo

Após 12 anos de felicidade bucólica, o Sr. Raposo descumpre a promessa que fez à esposa e invade as fazendas dos vizinhos Boggis, Bunce e Bean. Ceder aos seus instintos animais coloca em perigo não somente o seu casamento, mas também a vida de sua família e seus amigos. Quando os fazendeiros montam uma armadilha para o Sr. Raposo, ele tem que confiar na sua astúcia natural para vencer o oponente.

Este stop-motion dirigido pelo incomparável Wes Anderson é entretenimento do começo ao fim. A história madura e complexa apresenta todas as marcas características do diretor como roteiro afinado, comédia peculiar e trilha sonora incrível. Este filme com certeza merece muito mais atenção.

A Viagem de Chihiro

Chihiro e seus pais estão se mudando para uma cidade diferente. A caminho da nova casa, o pai decide pegar um atalho. Eles se deparam com uma mesa repleta de comida, embora ninguém esteja por perto. Chihiro sente o perigo, mas seus pais começam a comer. Quando anoitece, eles se transformam em porcos. Agora, apenas Chihiro pode salvá-los.

Este filme não apresenta nenhum conteúdo especificamente inapropriado para crianças, porém a complexidade da história com certeza afasta este público. Uma história sofisticada de aventura possui um enredo maduro em relação a trama em si que possui um ritmo diferente dos filmes infantis.

Menino e o Mundo

Um menino mora com os pais em uma pequena cidade do campo. Diante da falta de trabalho, um dia, ele vê o pai partindo para a cidade grande. Os dias que se seguem são tristes e de memórias confusas para o garoto. Até que então ele faz as malas, pega o trem e vai descobrir o novo mundo em que seu pai mora. Para a sua surpresa, a criança encontra uma sociedade marcada pela pobreza, exploração de trabalhadores e falta de perspectivas.

Este filme brasileiro não possui nenhuma fala, apenas uma incrível trilha sonora com a essência do Brasil, mas ainda não tem medo de apontar problemas sociais do país. Narrado pelos olhos de uma criança, esta animação encantadora não apresentará nenhum atrativo para o público infantil até porque a trama toma rumos mais maduros e obscuros, porém ainda é uma maravilhosa jornada para um público mais velho que com certeza irá admirar este incrível filme!

Waking Life

Um jovem não consegue acordar de um sonho e conversa sobre os vários estados da consciência em discussões filosóficas e religiosas com vários personagens, como por exemplo o cineasta Steven Soderbergh e os atores Julie Delpy e Ethan Hawk. existencialismo

Explorando noções do existencialismo, este filme poderia ter sido uma imagem retirada das obras de Salvador Dali que representava tanto o mundo dos sonhos assim como interpretações deste na vida “acordada”. Com um contexto filosófico, este filme definitivamente não é para crianças, porém pode ser fascinante para adultos que desejam aprofundar diferentes perspectivas do conteúdo do universo.

Heavy Metal – Universo em Fantasia

Uma história arrebatadora da batalha do bem contra o mal é contada através de uma antologia de curtas de animação sobre a vida de um Loc-Nar, que é a personificação do mal absoluto no universo. O filme é baseado livremente na revista francesa “Heavy Metal”.

Abordando a luta mais antiga que o tempo, esta animação apresenta uma série de histórias interligadas nesta batalha entre o bem e o mal. O filme apresenta cenas maduras de violência explícita e as vezes até nudez, sendo assim muito impróprio para crianças, porém um filme que merece ser assistido por todos os fãs de ficção-científica e com certeza todos os fãs de rock, que irão simplesmente amar a trilha sonora desta incrível animação de 1981.

Persepolis

Marjane Satrapi é uma garota iraniana de 8 anos, que sonha em se tornar uma profetisa para poder salvar o mundo. Querida pelos pais e adorada pela avó, Marjane acompanha os acontecimentos que levam à queda do xá em seu país, juntamente com seu regime brutal. Tem início a nova República Islâmica, que controla como as pessoas devem se vestir e agir. Isto faz com que Marjane seja obrigada a usar véu, o que a incentiva a se tornar uma revolucionária.

Persepolis é um filme francês baseado no romance gráfico autobiográfico homônimo de Marjane Satrapi. O filme foi escolhido pelo governo francês para representar o país na disputa ao Oscar de melhor filme estrangeiro e, apesar de não ter sido indicado na categoria, foi um dos três indicados ao prêmio de melhor filme de animação, mas acabou perdendo para Ratatouille.

O Homem Duplo

Em um futuro próximo, em que os Estados Unidos praticamente perde a guerra contra as drogas, Robert Arctor, um policial de narcóticos em Orange County na Califórnia, se infiltra tão profundamente no seu trabalho, que se torna um viciado. Ele persuade Donna, uma traficante, para trazer à tona seu fornecedor. Ao mesmo tempo, ele recebe ordens para espionar seus colegas de casa, um dos quais é suspeito de ser o maior cliente da Donna.

O segundo filme de Richard Linklater na lista que, assim como Waking Life, apresenta um conteúdo e uma trama complexa. Porém, diferente deste, O Homem Duplo tem um enredo mais concreto envolvendo drogas, polícia e uma distopia. O filme apresenta excelentes atuações por parte do elenco estrela, entre estes Keanu Reeves, Robert Downey Jr. Woody Harrelson e Winona Ryder. Realmente vale a pena assistir esta distinta animação!

Batman: O Cavaleiro das Trevas Parte 1 e Batman: O Retorno do Cavaleiro das Trevas, Parte 2

Dez anos se passaram desde que Batman abandonou sua capa, abatido pela morte de Robin. Agora, Gotham City está nas mãos de uma quadrilha de mutantes. Com o apoio de uma jovem que tenta ser como Robin, o herói retorna para combater o mal.

Batman sempre foi um herói muito mais complexo que os outros. Os próprios desenhos animados apresentam conteúdos mais maduros que os protagonizados por outros super-heróis. Este, porém, realmente explorou os aspectos mais sombrios do personagem demonstrando sua pura personalidade e motivação. O vigilante justiceiro sai em uma caçada brutal contra seus inimigos e encontra no caminho muita violência sádica que definitivamente não é aconselhável para crianças. Esta saga de dois filmes, porém é incrível para todos os fãs de quadrinhos, super-heróis e, é claro do Batman em si. Vale muito a pena!

Menção honrosa

Akira

Uma grande explosão fez com que Tóquio fosse destruída em 1988. Em seu lugar foi construída Neo Tóquio, que, em 2019, sofre com atentados terroristas por toda a cidade. Kaneda e Tetsuo são amigos que integram uma gangue de motoqueiros. Eles disputam rachas violentos com uma gangue rival, os Palhaços, até que um dia Tetsuo encontra Takashi, uma estranha criança com poderes que fugiu do hospital onde era mantido como cobaia. Tetsuo é ferido no encontro e antes de receber a ajuda dos amigos é levado por integrantes do exército, liderados pelo coronel Shikishima. A partir de então Tetsuo passa a desenvolver poderes inimagináveis, o que faz com que seja comparado ao lendário Akira, responsável pela explosão de 1988. Paralelamente, Kaneda se interessa por Kei, uma garota envolvida com espiões que tenta decifrar o enigma por trás das cobaias controladas pelo exército.

O que vocês acharam dos filmes? Esquecemos de algum importante? Deixe seu comentário abaixo.

Leia também

Comentários