As personagens que dominam o cinema
08 mar

As personagens que dominam o cinema

Coluna

Julia Giarola

Durante os anos nós acompanhamos uma grande evolução na representatividade das minorias na mídia. Muitos, grupos, porém, ainda lutam por esse espaço na cultura pop, essa que ainda tem uma loga jornada pela frente. Mas não podemos esquecer que foram pioneiros que permitiram que chegássemos tão longe, então esta semana, se aproximando do Dia Internacional da Mulher, nós comemoramos algumas das 10 personagens que mais influenciaram ou influenciam a representação positiva de mulheres na mídia, mais especificamente no cinema. Confira:

Sarah Connor

Filme(s): O Exterminador do Futuro (1984) e O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final (1991)

Interpretada por: Linda Hamilton 

Durante os dois filmes, acompanhamos Sarah Connor se tornar uma das personagens mais fortes do cinema, fazendo de tudo para proteger seu filho, o futuro líder da revolução contra a inteligência artificial que tomará conta do mundo. Redefinindo a feminilidade e as verdadeiras qualidades de uma mulher poderosa, Sarah foi um marco na cultura pop, trazendo influências até nos dias de hoje.

Ellen Ripley

Filme(s): Alien – O 8.º Passageiro (1979), Aliens, O Resgate (1986), Alien 3 (1992) e Alien – A Ressurreição (1997)

Interpretada por: Sigourney Weaver

Outro exemplo de uma personagem forte que não depende de sua sexualidade para sobreviver, Ellen Ripley nos filmes de Alien mostra suas habilidade de sobrevivência como sua inteligência e determinação diante os eventos dos filmes. Por esse e outros vários motivos, a personagem também deixou sua marca no cinema moderno, ajudando na luta para a representação positiva.

Bela

Filme(s): A Bela e a Fera (1991) e A Bela e a Fera (2017)

Interpretada por: Emma Watson (versão live action)

Uma escolha um tanto quanto estranha, porém Bela, tanto na animação clássica da Disney, quanto no live action lançado em 2017, apresenta um posicionamento inovador para os filmes de princesa, podendo ser considerada a primeira princesa feminista do estúdio. Estas características ajudaram a estabelecer um empoderamento entre as garotas de todas as idades, além de resultar em uma nova interpretação ousada de Emma Watson em 2017, essa que levou estes aspectos ainda mais além.

Princesa Leia Organa

Filme(s): Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança (1977), Star Wars: Episódio V – O Império Contra-Ataca (1980), Star Wars: Episódio VI – O Retorno de Jedi (1983), Star Wars: O Despertar da Força (2015) e Star Wars: Os Últimos Jedi (2017)

Interpretada por: Carrie Fisher

Em uma galáxia muito, muito distante, Princesa Leia se destacou entre os muitos mestres Jedi, esta que utilizava sua inteligência para auxiliar os rebeldes contra uma ditadura poderosa. Tanto na trilogia original, quanto nos filmes mais recentes de Star Wars, Leia Organa continua mostrando sua influência e determinação dentro deste mundo fantástico, resultando em uma personagem icônica.

Mary Poppins

Filme(s): Mary Poppins (1964)

Interpretada por: Julie Andrews

Praticamente perfeita em todos os sentidos, Mary Poppins é mais que uma simples babá. Um mulher segura e influente consegue utilizar seus poderes para trazer alegria às famílias com canções e lições valiosas. Não é atoa que Julie Andrews foi premiada com o Oscar de Melhor Atriz em 1965, já que trouxe um novo nível de complexidade à incrível personagem criada por P.L. Travers.

Clarice Starling

Filme(s): O Silêncio dos Inocentes (1991) e Hannibal (2001)

Interpretada por: Jodie Foster (1991) e Julianne Moore (2001)

Quebrando barreiras em 1991, Clarice Starling veio como alguém que conseguisse se igualar ao insano Hannibal Lecter. Se posicionando como uma personagem forte, porém vulnerável, a agente do FBI consegue sobreviver aos jogos mentais de Lecter e ainda capturar o serial killerBuffalo Bill, isso tudo apenas no primeiro filme. A personagem foi um grande avanço no cinema, já que esta era a protagonista de uma história que não envolvia um romance como trama central e sim, sua vida.

Miranda Priestly 

Filme(s): O Diabo Veste Prada (2006)

Interpretada por: Meryl Streep

Mery Streep não erra. Mesmo no século 21, a atriz ainda consegue dar vida à personagens icônicos e Miranda Priestly é um exemplo disso. Roubando todas as cenas em O Diabo Veste Prada, a personagem que inicialmente aparenta ser a antagonista, logo mostra que é muito mais que isso. Com uma carreira invejável, Streep faz questão de adicionar humanidade à executiva bem sucedida, criando algo novo para um filme do gênero.

Mulher-Maravilha

Filme(s): Mulher-Maravilha (2017) e Liga da Justiça (2017)

Interpretada por: Gal Gadot

A Mulher-Maravilha veio para ficar. Após demorar tanto para ganhar uma adaptação nas telas (confira nossa crítica aqui) do cinema, Patty Jenkins consegue deixar sua marca com este incrível filme que dá nova visibilidade à personagens poderosas. Diana Prince representa muito bem esta nova era da luta pela igualdade, onde suas ações representam o amor e a justiça acima de tudo. Com certeza, a Mulher-Maravilha de Gal Gadot veio para ficar.

Katniss Everdeen

Filme(s): Jogos Vorazes (2012), Jogos Vorazes – Em Chamas (2013), Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1 (2014) e Jogos Vorazes: A Esperança – O Final (2015)

Interpretada por: Jennifer Lawrence

Com uma incrível atuação, Jennifer Lawrence comanda esta adaptação cinematográfica dos livros de Susan Colins. Os filmes atingiram um status incrível, atingindo garotas de todas as idades, garotas que finalmente conseguiram se ver nas telas do cinema. A personagem forte e imperfeita consegue representar uma realidade poderosa, fazendo que Katniss seja um ícone da nova geração.

Lisbeth Salander 

Filme(s): Os Homens que Não Amavam as Mulheres (2009), A Menina que Brincava com Fogo (2009), A Rainha do Castelo de Ar (2009) e Millennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres (2011)

Interpretada por: Noomi Rapace (2009) e Rooney Mara (2011)

Quebrando esteriótipos, Lisbeth Salander se destaca por suas habilidades investigativas, deixando de lado todas as noções pré-concebidas da sociedade sobre aparência e sexualidade. Suas ações a definem e assim a personagem deixa sua marca nos filmes de thriller, mesmo em meio de preconceito e sexismo.

É claro que muitas excelentes personagens foram deixadas de fora, então deixe seu comentário abaixo e nos diga quem você gostaria de ter visto nessa lista. Aproveite também e venha comemorar essa semana com nossa equipe, acompanhando nossas matéria dedicadas ao Dia Internacional da Mulher.

Leia também

Comentários