5 motivos para ler A Bela e a Fera
12 abr

5 motivos para ler A Bela e a Fera

Coluna

Victor Tadeu

Recentemente a Walt Disney Studios lançou a live-action do conto A Bela e a Fera. O filme já foi lançado no Brasil e recebeu muitas críticas positivas e negativas, mas o melhor de tudo foi que todos conseguiram reviver e reaproveitar o máximo da história. Eu, particularmente, nunca tive contato com o conto, tudo que eu sabia era superficial e vinha de pessoas que comentavam umas com as outras. A Universo dos Livros publicou o livro com edição oficial do filme e eu tive a oportunidade de fazer a leitura da obra, lembrando que o livro foi o mais desejado no mês de Março no Skoob, fiquei encantado com a história e baseado em minha primeira experiência com o conto, vou citar 5 motivos para vocês fazerem a leitura de A Bela e a Fera.

A Bela e a Fera conta a história de Bela, uma garota que adora aventurar nos poucos livros que se encontra na aldeia em que morava, todos a consideravam estranha. A sua vida teve uma drástica mudança quando seu pai adentra um castelo abandonado no meio da floresta e é aprisionado pela Fera que nele morava, sabendo da notícia Bela tenta ajudar o tão querido Maurice e inverte a situação, ela livra o pai e manda a Fera mantê-la aprisionada pelo resto de sua vida. E a partir desse momento a história começa ter rumos diferentes iniciando um romance totalmente apaixonante e uma aventura completamente delirante.

1- Pré-conceitos x preconceitos, será que existe?

O cenário criado pela autora retrata uma sociedade pobre em conhecimento, nele as mulheres não tinham os mesmos direitos que os homens, principalmente na educação escolar. As mulheres não podiam aprender a ler, e pelo fato de Bela saber ler e sempre está se aventurando em livros, as mulheres da aldeia a identificavam como estranha e fora dos padrões ali estabelecidos (preconceito, atitude discriminatória que determinado individuo tem, tornando o agressor incapaz de aceitar/respeitar as diferenças). Por outro lado, todos do vilarejo e até mesmo a Fera cometem pré-conceito, eles tem o hábito de julgarem as pessoas pelas características físicas e atitudes momentâneas, isso é normal de qualquer ser humano, nosso cérebro estabelece determinada característica social quando vemos alguém, mas no livro é constante como: a Fera chamando o Maurice de ladrão, como os aldeões humilhando a moradora de rua Ágata e entre outras passagens do livro (pré-conceito, atitude do nosso cérebro ao caracterizar socialmente as pessoas através do que elas aparentam ser e não pelo que elas são). Esses motivos são relevantes na história, pois conforme fazemos a leitura conseguimos distinguir o que é preconceito diante do pré-conceito e, além disso, aprendemos como os preconceituosos têm tudo a perder, consequentemente, acompanhamos alguns personagens tentando lidar com esse problema.

2- Grandes problemas do status social

Esse motivo é totalmente dedicado ao tão conhecido Gaston. Gaston é visado pelo vilarejo como o herói de todas as guerras e problemas ali enfrentados, mas essa classificação que eles colocaram no guerreiro deixou o mesmo orgulhoso tomando atitudes desagradáveis. Fazendo de tudo para manter o nome na língua de todos e ser o destaque em todas as ruas que passava, Gaston procurava sempre atualizar o status de qualquer forma possível e domado pelos encantos de Bela ele é capaz de mentir para todos sobre determinado ocorrido — não posso falar, pois acaba virando um spoiler. Até então acho que o Gaston é uma crítica social muito grande da história, pois ele relata nitidamente as atitudes que muitas pessoas tomam para terem destaque na mídia, para serem vangloriadas e tornarem o centro das atenções. Então se você tem vontade de fazer a leitura de um livro encantador com uma linda crítica social, faça a leitura de A Bela e a Fera.

3- Em certos momentos você será Bela

Bela é apaixonada por livro e está sempre procurando novas histórias para embarcar, exatamente por isso ela é vista como “diferente” pelos aldeões, e quantas vezes vocês, leitores, nunca passaram por essa situação? Aquela pessoa que tem o costume de ler vários livros ou que está sempre procurando ler e compartilhar a literatura em lugares público, já passaram por uma situação parecida com essa, eu mesmo passo por isso dentro de casa e muitas vezes já escutei cochichos de pessoas dentro do ônibus falando sobre a forma que eu estava atento ao livro e que parecia um “anormal”. Só pelo fato da protagonista ser uma leitora voraz nós já temos mais afinidade por ela, nossa paixão pela mesma aumenta quando ela deixa de ser diferente das outras, demonstrando que ser “diferente” não é sinônimo de ser estranho.

4- A Fera e seus sentimentos

Antes de um feitiço dominar o castelo, Fera era um príncipe mimado e totalmente egocêntrico, agora sendo um monstro aos olhos dos outros, ele não deixava o orgulho de lado e mesmo dominado pela solidão insistia não se abrir para ninguém. Tudo muda quando Bela vá ao castelo querendo resgatar o seu pai, ele começa se abrir para a garota tornando-se uma pessoa melhor e mais humilde. Fazendo a leitura da obra aprendemos que guardar sentimentos para nós mesmo nunca é o certo, se abrir para as pessoas pode ser a cura de muitos problemas, principalmente de uma depressão, crise de ansiedade ou até mesmo de decisões drásticas.

5- Bela não é como as outras

É muito comum as princesas da Disney terem suas próprias características, mas o problema é que todas correm atrás de príncipes sonhando em ter uma vida melhor. Felizmente Bela é totalmente diferente, a jovem nunca sonhou em ser uma princesa e submissa ao homem, muito pelo contrário, ela deixa bem claro para Gaston quando ele a convida para jantar. Quando a mesma encontra a Fera sua personalidade não muda, ela permanece a Bela que sempre foi e é encantada pelo enfeitiçado por seu novo jeito de ser e não pelos seus bens materiais. Outra mensagem que o livro passa ao ler é: ninguém precisa de ter um relacionamento sério com outra pessoa só pelo que ela tem, muito pelo contrário, você precisa ter um relacionamento pelo que a pessoa pode te proporcionar que não seja material. Sentimentos vai além de uma simples coroa ou dinheiro.

Esses foram alguns dos motivos que encontrei para vocês fazer a leitura do livro, lembrando que, além disso tudo, a escrita da autora é maravilhosa, ela faz com que o leitor consiga mergulhar de cabeça na história sem querer sair em nenhum momento, isso colabora muito para uma leitura prazerosa, foi por isso que fiz a leitura do livro no mesmo dia que chegou para mim. Eu ainda não assisti ao filme, por isso não posso fazer nenhuma comparação, mas durante a leitura do livro foi como se eu estivesse assistindo a live-action, o que acrescenta mais um ponto mega positivo na obra. Pelos motivos acima eu recomendo a leitura para todos vocês, mas deixo vocês avisados que é um conto, ou seja, a base de escrita é direcionada ao gênero e quase tudo ali passado é simples de ser resolvido, como foco da história somente o feitiço sob a Fera que é realmente complicado de chegar ao fim. Então leia o livro, se aventura na história e fique encantado — novamente ou não — por A Bela e a Fera.

Dados do livro

Título: A Bela e a Fera
Autora: Elizabeth Rudnick
Editora:  Universo dos Livros
Gênero: Fantasia/Ficção
Número de páginas: 204
SKOOB

Adquira aqui: Submarino l Amazon l Saraiva

Sinopse: Bela deseja para sua vida muito mais do que a pequena cidade provinciana de Villeneuve pode oferecer. Lá, ela se destaca da multidão com um ponto de vista único, uma independência vigorosa e um notável amor pelos livros. Ela anseia por viagens e aventuras, e por uma vida tão empolgante quanto as histórias que lê, mas, quando seu amado pai é aprisionado por uma fera em um castelo encantado, o destino de Bela muda para sempre. Ao arriscar sua liberdade e seu futuro, ela assume o lugar do pai, jurando-lhe que escaparia em segredo. No entanto, conforme aprende mais sobre a Fera e seu misterioso castelo, Bela descobre que pode haver mais sobre a história dele – e sobre a sua própria – do que ela jamais poderia ter imaginado.

Comentários

  • Thiana S.

    Olá,
    Adorei o poste, mas falando por mim não preciso nem de meio motivo para ler o livro. Adoro A Bela e a Fera e para mim é o melhor conto de fadas, então acaba tornando-se uma leitura quase que obrigatória. rsrsrs
    Ainda não vi essa nova versão, acho que porque estou encantada demais ainda com a versão francesa. *-*
    Gostei que seus motivos foram bem mais para o lado maduro da mensagem da história, saindo daquela visão que as pessoas tem de o conto de fadas ser ainda algo muito bobo e para crianças.

    Bjs,
    Garotas de Papel

  • Manuuh Alves

    Oi, tudo bem?
    Amei o seu post, também não tive muito contato com o conto A Bela e a Fera, só o que as pessoas comentavam mesmo e não sabia da existência desse livro com a capa do filme, achei incrível, principalmente por ter a Emma, ainda não assisti ao filme mas agora que sei do livro, farei de tudo para ler primeiro e depois assistir, fiquei encantada pelo livro, quero AGORA hahaha, beijos.

  • Carol Mendes

    Eu também nunca li esse conto (aliás, nenhum conto da Disney, sempre tenho mais contato com os filmes e desenhos mesmo), e confesso que não tenho vontade de conhecer, mesmo com seus motivos, pois eu assisti ao filme e não achei TUDO ISSO, sabe? É bom, e como você mesmo disse, aborda assuntos importantes, mas eu vou passar a dica dessa vez.

    Virando Amor

  • Ivi Campos

    Será que em algum momento eu serei a Bela? Tenho sérias dúvidas disso!!!
    Adorei seus argumentos e embora seja uma história ótima, ainda não tenho com ela aquela ligação forte que muitas leituras tem.
    bj

  • Tamires Marins

    Gostei bastante dos motivos, principalmente do primeiro e do quarto. Ver Fera amolecendo e aprendendo a amar é lindo.
    Eu não leria o livro, me contento apenas com o filme, mas com certeza é uma obra para ser apreciada.

    Beijão

  • Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro mas ainda bem que gostaste de fazer esta leitura! E claro que já vi o filme tradicional, em desenhos ainda..! :)

    Contudo, estou para assistir o novo filme, e acho ótimo que este livro (o oficial) tenha tudo o esperado: a bela leitora e diferente, a fera com sentimentos, etc.

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

  • Nayara Borges

    Olá!
    Eu amo o conto A Bela e a Fera, cresci lendo a história, então era mais do que óbvio o meu interesse pelo filme, fui assistir e achei um máximo, muito parecido com o conto. Esse filme trás grandes questionamentos e eu acho a Bela uma das princesas mais diferentes de todas já criadas. Realmente, em alguns momentos eu me sinto um pouco como Bela, ela vive muita coisa que está bem perto da nossa realidade, por isso amo!
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

  • Bruna Costabeber

    Olá ♥
    Ai, que postagem mais amor. Essa história é uma de minhas preferidas da vida, mas, por incrível que pareça, ainda não li nenhum dos livros. Gostei de todos os motivos que você apresentou para lermos esse livro e achei o melhor “A Fera e os seus sentimentos”. Espero ter a oportunidade de ler essa obra.
    Beijos

  • Gabrielly Marques

    Hey, tudo bem? Adorei o post! Nunca fui muito fã de releituras e live action, então não tive tanta curiosidade em assistir o live de Bela e a Fera, o que ainda não fiz, apesar de gostar demais da animação da disney, a minha favorita por sinal. Não tenho interesse em realizar essa leitura, mas adorei os motivos que selecionou e consegui identificar alguns pela animação mesmo! Lembro que me identifiquei muito com a Bela na primeira vez que assisti.

    Beijos!

  • Anelise Besson

    Oi,
    Eu sempre gostei mais da Bela do que todas as outras princesas. Apesar de eu ter achado algumas questões problemáticas e até mesmo um pouquinho abusivas, ainda acho a história muito bonita e de superação. Eu acho essa edição tão amorzinho. Quero tê-la até mesmo para reler a obra. Adorei o post, bem explicadinho. Parabéns.

    bjs

  • Vitoria

    Oi, Victor!
    A Bela e a Fera é provalmente um dos desenhos que mais amo da Disney haha (a versão live action também está maravilhosa, claro) Adorei os cinco motivos que você citou para ler essa história tão bonita! A Bela é provavelmente uma das princesas “mais antigas” mais moderna e mais independente <3 Bjs!

  • Delmara Silva

    Oi Victor,
    ainda não assisti a live action, mas estou louquinha para conferir, sou apaixonada pela animação e juro que nunca tinha parado para analisar os pontos que você destacou em sua postagem, mas depois que li todas as considerações admito, que sim, todos esses pontos estão muito bem explanados na obra. Como disse anteriormente já estava super a fim de assistir ao filme e consequentemente passei a desejar o livro também, quando tiver a oportunidade de fazê-lo o farei com olhos mais atentos graças aos seus cinco motivos.

    Abçs!
    Delmara Silva

  • Daniela Souza

    Oi.

    Eu só preciso de um motivo pra ler este livro. A Bela e a Fera é uma das minhas histórias preferidas, amo demais o filme e sei que vou amar o livro quando o ler. Ainda preciso comprar, mas estou torcendo para que consiga isso o quanto antes.

  • Larissa Telles

    Oi, tudo bem?
    Eu queria muito ter visto o filme no cinema, mas tudo contribuiu para que minhas idas ao cinema desses errado kkkkk Resumindo, até hoje não vi o filme, mas verei! Sobre o livro, eu não tinha muita curiosidade com ele, mas lendo seu post fiquei animada, porque também nunca tive muito contato com o conto. Enfim, achei muito bacana os motivos que você separou, embora não concorde que todas as princesas da Disney correm atrás de príncipes kkkkkk

    Beijos :*

  • Dayhara Martins

    Caramba, sua resenha é maravilhosa, elaborou cada ponto muito bem e soube responder todas as duvidas. Essa edição da Universo dos livros esta simplesmente maravilhosa, espero poder ler em breve. Os motivos que voce separou sao de fato muito importantes.

  • Gisele Ramon

    Olá,
    estou ensaiando a compra deste livro tem um tempinho já, adorei a forma do seu post e os pontos que escolheu. Post original e criativo, parabéns.
    Concordo com sua opinião.
    Beijos
    http://www.estilo-gisele.blogspot.com.br

  • Naylane Sartor

    Oie! Tudo bem?

    Entre ler e assistir a Bela e a Fera, não sei qual está vencendo mais! kkkk Gostei dos seus 5 motivos e não vejo a hora de ter o livro em mãos para poder realizar a leitura, tenho certeza que amarei pois a Bela é minha princesa favorita e sobre tudo que estão falando de positivo é so mais um motivo para eu amar ele!

    Bjss

  • Our Brave New Blog –

    Os motivos que você listou são realmente muito bons e seu post cumpre o que promete hahahaha. O problema é que eu sou chatinha demais… Apesar dos bons motivos, a história em si não me atrai muito. Nunca tive vontade de ler ou assistir. Quem sabe um dia né?

    ourbravenewblog.weebly.com

  • Catarina Barbosa

    Olá!
    Caramba! Nunca senti vontade de ler A Bela e A Fera, muito menos de ir ao cinema para conferi-lo, não sei, simplesmente não me atraia, como via todo mundo esperando acaloradamente pela estréia. Mas os pontos que você levantou, me tirou a visão de “mais uma princesa e história da Disney”, e devo reconhecer que sobre essa (nova) visão, o livro me pareceu bem instigante a leitura! Gostei muito de saber que a relação de Bela é mais real, e não romantizada para que os dois dessem certo, e que ela é uma leitora voraz tanto quanto nós!
    Parabéns pela resenha, e obrigada!

  • Amanda Caldas

    Hey!

    Eu costumo ter um certo preconceito em não ler livros dos quais eu já vi o filme, então nunca me interessei por ler A Bela e a Fera, já havia visto a capa (que eu acho linda), mas mesmo assim não havia despertado para a leitura. Mas os 5 motivos me trouxeram um olhar diferente, principalmente quando o assunto é preconceito e pré conceito, então… Dica super anotada aqui pois agora eu vou ler!

  • Pollyanna Campos

    Olá, tudo bom?
    Ao contrário de você, cresci em contato com essa história desde pequena, sendo o filme da disney qye mais assisti e a bela sendo minha princesa favorita rs Adorei os motivos levantados para ler e concordo com cada um deles! O que mais curti é esse de nos sentirmos a Bela as vezes pois todos nós leitores realmente passamos pela situação pelo menos uma vez na vida e se não passamos, passaremos! rs Enfim! Espero ler esse livro em breve ^^ Amei seu post! Bjs

  • Krizia Loiola

    Olá, tudo bom?
    Nem precisava citar razões para ler, eu já sou a louca da A bela e a Fera. Melhor princesa ever. haha
    Adorei essa edição do filme. #Jápreciso
    https://cantinhodabrub.blogspot.com.br

  • Gabriela Cerqueira

    Adorei o post, desde criança a bela e a fera foi meu conto de fadas preferido exatamente pela representatividade que a bela trazia para mim por ser leitora, sempre foi tão legal ver uma princesa que se importava com os livros e gostava de viajar e se perder nele, tudo que eu tenho sobre a história são os livros infantis que li quando era pequena, quero muito ter a oportunidade de ler essa versão.