Bookwire cancela o fornecimento de e-books para Saraiva e Cultura
04 ago

Bookwire cancela o fornecimento de e-books para Saraiva e Cultura

Blog, Notícias

Victor Tadeu

Os e-books é um método de leitura muito eficiente para quem gosta de ter contato com a área digital e/ou não tem muito dinheiro para adquirir exemplares físico de livros. Muitas lojas nacionais já estão investindo nesse formato de leitura e o resultado de venda anda muito positivo, porém a Bookwire, a empresa alemã que fornece e-books para a Saraiva e a Cultura soltou uma nota dizendo que cancelará a parceria com as lojas.

A Bookwire adquiriu em 2017 a DLD, ela controla uma grande porcentagem dos e-book publicados, principalmente no Brasil e recentemente notou que a Saraiva e a Cultura não estão trabalhando de forma eficiente em questão do pagamento, isso anda acontecendo desde o início desse ano. Assim, já foi anunciado pela empresa responsável por esse fornecimento o encerramento de distribuição de e-book para a Lev e a Kobo, respectivamente as redes de e-books da Saraiva e Cultura.

Ambas lojas virtuais já se manifestaram em relação a situação, porém isso não elimina a possibilidade de dedução. Além disso, as editoras que trabalham com a fulfillment terão a capacidade de suspender ou não o fornecimento, já que a Bookwire trabalha apenas como o operador logístico para essas casas editoriais. Segue com a nota da Bookwire, via PublishNews:

“Prezados Clientes,

Como é do conhecimento de todos, o mercado editorial brasileiro passa por momentos difíceis, em especial, uma crise aguda no varejo.

Bookwire/DLD não mais tem recebido pagamentos de Saraiva e Livraria Cultura desde o início de 2018. Parte desses valores já foram repassados para as editoras sem que tivéssemos a contrapartida dos recebimentos vinculados.

Por essa razão, estamos fazendo essa comunicação que é acompanhada de duas ações, a saber, suspensão imediata do acesso das lojas aos catálogos que entregamos até que os pagamentos retornem ao padrão e uma revisão dos mais recentes relatórios enviados às editoras, que deverão sofrer uma dedução.

Para as editoras que somente mantém contrato com Kobo através da Bookwire, e cujo recebimento é realizado pela Kobo, seus respectivos catálogos continuarão sendo oferecidos nas lojas conveniadas da Kobo, o que inclui a Livraria Cultura.

Contamos com a compreensão de vocês nesse especial momento, e contem com a equipe da Bookwire para solução de eventuais dúvidas.

Obrigado,
Equipe Bookwire Brasil”

Comentários